CI

Exportações brasileiras de trigo surpreenderam em abril/13

Dados recém-divulgados do SECEX


Exportações brasileiras de trigo seguiram em bom ritmo no mês de abril, com dados recém-divulgados do SECEX apontando para um impressionante volume acumulado desde o início do ano-safra, com vendas concentradas justo no Estado em que mais houveram problemas de qualidade e quantidade no ano de 2012.

 
Dados do SECEX trouxeram exportações brasileiras de trigo em 141,514 mil toneladas no mês de abril. Assim sendo, o acumulado do ano safra (agosto/12 a abril/13) chegou a 1,516 milhão de toneladas.
 
Vale ressaltar que do montante exportado este mês apenas uma amostra de 240 kg (4 sacos) não foram oriundos do mercado gaúcho. No acumulado do ano safra o Rio Grande do Sul exportou 1,357 milhão de toneladas, sendo que que no ano de 2012 foi colhido volume em torno de 1,9 milhão de toneladas.
 
Neste mês de abril/13 os destinos do trigo brasileiro foram: Espanha (60,5 mil toneladas); Israel (45,1 mil toneladas); África do Sul (35,854 mil toneladas) e Angola (240 kg). Isso mostra grande amplitude entre os compradores, sem uma região apenas de influência como em meses anteriores.

 
Sempre bom destacar que o Brasil conseguiu tal projeção em função da ausência de produto em países estratégicos como Argentina, Rússia e mesmo os altos preços americanos devido a competição com o milho. De qualquer forma fica o legado para outras safras de poucas reclamações quanto ao trigo nacional, com países do Norte da África e Oriente Médio muitas vezes usando o trigo nacional para alimentação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.