CI

Exportações de algodão são maiores em 2011 que 2010

Mato Grosso exportou 86 mil toneladas da pluma no mês de outubro, representando cerca de 49% do total exportado pelo Brasil e sendo 40% maior que o volume exportado no mesmo período no ano de 2010


De acordo com dados da Secex, Mato Grosso exportou 86 mil toneladas da pluma no mês de outubro, representando cerca de 49% do total exportado pelo Brasil e sendo 40% maior que o volume exportado no mesmo período no ano de 2010. No mês de novembro a representatividade da fibra mato-grossense na exportação nacional aumentou cerca de 2 p.p. se comparado ao mês anterior de análise, mesmo assim o volume exportado pelo Estado foi inferior em 16 mil toneladas com relação a outubro. No Brasil, o volume também foi inferior em 38 mil toneladas se comparado ao mês anterior avaliado. Com os dados apresentados, observa-se que o Estado de Mato Grosso continuou com participação expressiva na exportação nacional da fibra nos meses de referência.


Mercado Futuro
O contrato de algodão em pluma, com vencimento em março/12, negociado na Bolsa de Nova Iorque (NYBOT), abriu o primeiro pregão em alta, em relação ao fechamento do último de 2011, e encerrou a terça-feira na máxima do dia, com alta de 400 pontos. No dia seguinte as cotações atingiram o maior nível desde o pregão de 21/11/11, altas ocorridas pelo enfraquecimento do dólar. A quinta-feira foi marcada com um recuo nas cotações por decorrência de vendas generalizadas. Os contratos caíram 118 pontos nesse dia. E a sexta-feira fechou com uma alta de 112 pontos, cotados a 95,86 cents/lp, dando sequência aos ganhos registrados nos últimos pregões de 2011, o que mostra uma recuperação da commodity, que teve um ano bastante volátil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.