CI

Exportações de arroz do Vietnã crescerão 29%


As exportações de arroz do Vietnã devem aumentar 29% no ano próximo, depois que o país asiático elevou a produção, e à medida que a demanda global por importações excede as previsões anteriores, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

As estimativas, no momento, são de que o Vietnã exporte 4 milhões de toneladas de arroz no próximo ano, em comparação com 3,1 milhões de toneladas este ano, segundo o USDA. A previsão para 2003 é maior que a anteriormente feita pelo órgão, de 3,8 milhões de toneladas.

O Vietnã se tornará o segundo país maior exportador do grão em 2003, depois da Índia , segundo a previsão do USDA. O Vietnã foi afetado este ano pela concorrência indiana, que reduziu US$ 30 o preço da tonelada de seu arroz.

Segundo Huynh Ly, diretor do setor de estatísticas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, "o Vietnã expandiu suas relações externas para promover as exportações de arroz." "Muitas delegações de empresas estatais visitaram os importadores em diferentes países, e o governo pediu às suas embaixadas que ajudem a expandir nosso mercado", disse Ly, citando países africanos em particular.

Os países da África eram responsáveis por cerca de 11,5% das exportações de arroz vietnamita nos primeiros nove meses do ano, segundo o setor agrícola da embaixada norte-americana em Hanói. A Ásia e o Oriente Médio respondem por 70% dessas exportações. Nos próximos anos as exportações vietnamitas vão se beneficiar mais com a expansão da produção doméstica, contrariando previsões anteriores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.