CI

Exportações de arroz superam 583 mil toneladas

Os principais importadores do arroz brasileiro foram Gâmbia, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Venezuela e Costa Rica


Foto: Pixabay

As exportações brasileiras de arroz (base casca) de março a agosto, correspondente ao primeiro semestre do ano-safra 2021-2022, totalizaram 583.835 toneladas, contra importações de 519.108 t. Com isso, o saldo das vendas externas do setor foi de 64.727 toneladas. Em agosto, os embarques somaram 114.587 toneladas, contra importações de 80.040 t, o que resultou num saldo de 34.147 t, informa a Abiarroz. No mês passado, o Brasil exportou para 75 destinos. Os principais importadores do arroz brasileiro foram Gâmbia, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Venezuela e Costa Rica.

De acordo com os números que foram divulgados nesta segunda-feira (13) pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Economia, tanto a falta de contêineres quanto a acentuada valorização dos preços dos fretes de navios são consequências da crise sanitária mundial. Com a pandemia de covid-19, assinala, houve um forte aumento do comércio global, o que desajustou o mercado como um todo, com forte impacto no transporte marítimo e na oferta de contêineres.

Segundo o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan, o resultado das vendas externas de arroz poderia ter sido melhor no período de março a agosto do ano-safra. No entanto, acrescenta, o setor vem sendo prejudicado pela falta de contêineres e pelo alto custo dos fretes marítimos, que subiram em média 217% no mês passado, chegando a 450% em alguns casos, em relação a maio de 2021. Trevisan ainda salienta que, como temos um arroz de alta qualidade e uma indústria moderna e eficiente, ambos reconhecidos internacionalmente, estamos trabalhando para reverter essa situação, por meio de ações promocionais com nossos importadores tradicionais e em novos mercados.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.