CI

Exportações de carne de frango completam três primeiras semanas de março em bom ritmo

Resultado acumulado em 15 dos 23 dias úteis do mês mantém um bom ritmo


Foto: Pixabay

Os embarques de carne de frango da terceira semana de março (14 a 20, cinco dias úteis) foram menores que os das duas semanas anteriores, ambas também com cinco dias úteis. A despeito disso, o resultado acumulado em 15 dos 23 dias úteis do mês mantém um bom ritmo, sinalizando o melhor resultado dos últimos dois anos e meio.

Até agora foram embarcadas pouco mais de 244 mil toneladas de carne de frango in natura, o que – pura coincidência – corresponde a, praticamente, o mesmo resultado registrado em fevereiro passado em idêntico período (vide gráfico abaixo, à direita).

A semelhança, porém, termina aí. Pois março corrente tem três dias úteis a mais que o mês anterior (ou cinco para a SECEX/ME, que desconsidera os dias de Carnaval; daí, por exemplo, um volume diário aparentemente 10,5% maior em fevereiro). Além disso, porém, o corrente mês tem um dia útil a mais que março de 2020, o que faz substancial diferença.

Assim, embora os embarques médios diários por ora registrados – 16.272 toneladas/dia – sejam quase 10% maiores que os de um ano atrás, o volume exportado no mês – estimado, no momento, em 374.259 toneladas – pode aumentar mais de 14%. E ainda que em relação a fevereiro passado haja neste instante queda diária de, praticamente, 10%, o volume acima sinalizado representará aumento superior a 15% (323,839 toneladas no mês passado).

Igualmente promissor é o preço médio até agora registrado (US$1.525,32/tonelada). Que, é verdade, permanece quase 1,5% abaixo do registrado em março de 2020. Porém, corresponde ao melhor resultado dos últimos 12 meses.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.