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Exportações de carne no MT cresceram 163% no período


O segundo produto mais exportado por Mato Grosso neste primeiro trimestre é a carne (bovina, suína e de frango), que obteve participação de 9% no volume total dos produtos comercializados por Mato Grosso.

Apesar da queda do preço médio de venda em -25%, as exportações atingiram US$ 36 milhões, um aumento de 97%, ou seja, a quantidade exportada aumentou 163,33%, comparando com o mesmo período de 2002.

A carne de frango obteve o maior índice de aumento registrando 185% em relação aos três primeiros meses de 2002, chegando a US$ 6 milhões até o final de março. Mas ainda representa somente 1,69% de participação na balança comercial.

O maior importador de carne de frango mato-grossense é a Rússia, que, neste primeiro trimestre, comprou US$ 3 milhões, o que corresponde a 87% do total de carne de frango exportado.

A carne bovina movimentou neste trimestre US$ 29 milhões, ou 7% das

exportações totais de Mato Grosso. Isso representa um aumento de 84% em relação ao mesmo período de 2002. Os maiores compradores são Egito, com 24%, Chile (8%) e o Irã (6%).

Devido a uma queda na quantidade exportada de -83,48%, o açúcar passou a responder por apenas 0,05% das exportações mato-grossenses, com US$ 0,17 milhões exportados no primeiro trimestre de 2003.

A madeira continuou sendo um dos produtos mais exportado por Mato Grosso, neste primeiro trimestre de 2003, se destacando como o terceiro produto mais exportado.

Nos últimos três meses, foi responsável 7% das exportações ou US$ 26 milhões.

Um crescimento de 50% se comparado ao mesmo período de 2002.

Os maiores importadores de madeira do Mato Grosso são a China, que importou neste primeiro trimestre 24% do total de madeira exportada, ou, US$ 6 milhões, e a Bélgica, que importou US$ 4 milhões, obteve uma participação de 15%.

O couro, quarto produto mais exportado por Mato Grosso, com 1,27% das exportações gerais, apresentou nestes três primeiros meses de 2003, um

aumento de 94% em relação ao primeiro trimestre de 2002. Passou de US$ 2,45 milhões em 2002 para US$ 4,77 milhões em 2003.

O couro Úmido/West Blue corresponde por 98% da exportação do produto no Estado. Entre o primeiro trimestre de 2002 e 2003, suas vendas internacionais aumentaram 180%.

O algodão fechou o primeiro trimestre de 2003 com aumento de 20%, de US$ 12 milhões em 2002 para US$ 15 milhões em 2003, passando a representar 4,05% das exportações gerais.

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