Exportações de farinha do Reino Unido crescem

MUNDO

Exportações de farinha do Reino Unido crescem

No entanto, acordo com Brexit é necessário, dizem especialistas
Por: -Leonardo Gottems
56 acessos

Enquanto as exportações de farinha e misturas do Reino Unido atingiram um nível recorde em 2018, a associação de moagem da região alerta que o Brexit poderia ter um impacto catastrófico no comércio. As exportações atingiram 370 mil toneladas em 2018, com um valor de mais de £ 230 milhões, segundo a Associação Nacional dos Britânicos e Irlandeses (Nabim). 

De acordo com a Nabim, a quantidade de exportações aumentou 25% nos últimos cinco anos, enquanto o valor aumentou 31% e isso equivale a cerca de 450 mil toneladas de trigo. O crescimento é um testemunho da qualidade das farinhas e misturas produzidas no Reino Unido. No entanto, o setor de moagem enfrenta o desafio do Brexit, já que o plano do governo do Reino Unido é de deixar a União Europeia em 29 de março. 

"Se não houver um acordo com o Brexit, a partir de 30 de março, eles estarão sujeitos a tarifas de aproximadamente 50% de seu valor. Esperamos que isso tenha um impacto catastrófico no comércio; as empresas que investiram no crescimento das exportações; seus funcionários e clientes. Deve ser evitado a todo custo”, afirmou Alex Waugh, diretor da Nabim. 

O governo do Reino Unido e estados membros da UE chegaram a um acordo de transição em novembro de 2018. Este acordo ainda não foi ratificado e em 14 de fevereiro, membros do parlamento rejeitaram uma moção pedindo que reafirmassem apoio ao plano da Primeira Ministra Teresa May de buscar mudanças. 

Sendo assim, a Nabim disse que, com o acordo, o comércio livre de tarifas com a UE pode ser mantido pelo menos até 2020 e, provavelmente, muito além dessa data. No entanto, parece menos provável que o acordo seja ratificado antes de 29 de março. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink