CI

Exportações de granéis crescem 12% em Paranaguá

Milho fechou setembro com 41% de aumento nas exportações

O milho foi o produto que apresentou maior alta no período, fechando setembro com 41% de aumento nas exportações
 
As exportações de granéis sólidos pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá registram alta de 12% até o mês de setembro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Foram exportadas 12,8 milhões de toneladas de soja, farelo de soja, trigo e milho. Em 2011, o volume das exportações registrado no período foi de 11,4 milhões de toneladas.

O destaque entre os granéis foi o milho, que apresentou alta de 41% nas exportações, fechando o mês de setembro com 2 milhões de toneladas movimentadas.

“Este ano pudemos perceber mais claramente que a eficiência no campo tem diminuído as demarcações de safra que antes sentíamos. A movimentação de granéis foi alta durante todo o ano e estamos trabalhando conforme a determinação do governador Beto Richa, de oferecer a melhor estrutura para que o homem do campo possa escoar a sua produção”, afirmou o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

As exportações de soja registraram um aumento de 10% em comparação com 2011, totalizando 6,3 milhões de toneladas exportadas. O farelo de soja também apresentou alta. O volume exportado, até setembro, foi 15% maior, somando 4 milhões de toneladas movimentadas. Já as exportações de trigo apresentaram baixa no período, totalizando pouco mais de 400 mil toneladas, 22% inferior ao registrado em 2012.

Corredor de exportação – O Porto de Paranaguá dispõe de um sistema diferenciado para as exportações de granéis. O corredor de exportação, construído na década de 70 e único no Brasil, é composto por um conglomerado de silos verticais e horizontais, públicos e privados interligados a um sistema de correias transportadoras de uso comum, que abastecem os navios em três berços distintos de atracação.
Atualmente, a Appa trabalha no processo licitatório para a realização da primeira etapa do repotenciamento do corredor de exportação do Porto, que vai permitir um ganho de 30% na produtividade dos embarques.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.