CI

Exportações de grãos da Ucrânia atingem 47,2 mi tons

A Ucrânia exportou até 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes da Rússia invadir


Foto: Divulgação

A Ucrânia exportou 148.000 toneladas de grãos nos primeiros cinco dias de junho, elevando seu total de julho a junho de 2021-22 para 47,2 milhões de toneladas, informou o Ministério da Agricultura do país nesta segunda-feira, informou a Reuters. O ministério disse que o volume total inclui 18,578 milhões de toneladas de trigo, 22,4 milhões de toneladas de milho e 5,7 milhões de toneladas de cevada, com os embarques de milho dominando o início de junho, informou a Reuters.

A Ucrânia exportou até 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes da Rússia invadir  o país em 24 de fevereiro, mas nos últimos meses os volumes caíram para cerca de 1 milhão de toneladas, provocando preocupações com a escassez global de grãos e aumentos de preços. A Ucrânia atingiu 54,9 milhões de toneladas de exportações de trigo, milho e cevada em 2019-2020, mas caiu para 44,9 milhões de toneladas em 2020-21, principalmente devido à menor produção de trigo, de acordo com os Serviços Agrícolas Estrangeiros do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Antes da invasão da Rússia, a Ucrânia havia sido projetada para exportar 63,7 milhões de toneladas de grãos em 2021-22.

A Ucrânia, um grande produtor agrícola que está entre os maiores exportadores de milho e trigo do mundo, costumava embarcar a maioria de seus produtos através de portos marítimos, mas foi forçada pela invasão e bloqueio da Rússia a exportar por trem através de sua fronteira ocidental ou através de seus pequenos portos fluviais do Danúbio.

Autoridades de agricultura e transporte disseram que a Ucrânia pretende aumentar a capacidade de exportação nos portos do rio Danúbio, o que permitiria o envio de grãos para os portos romenos do Mar Negro. A UE também se comprometeu a  criar mais vias  para a Ucrânia exportar seus grãos, enquanto a Turquia vem trabalhando com a Rússia para aumentar as exportações de grãos da Ucrânia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.