CI

Exportações de máquinas agrícolas crescem 101% até novembro


As exportações de máquinas agrícolas cresceram 101% entre janeiro e novembro, somando 19,1 mil unidades, em comparação com as 9,4 mil unidades do ano passado. Em novembro, as exportações somaram 1,8 mil unidades, um aumento de 173,4% sobre as vendas de novembro de 2002. "As vendas externas vão superar as 20 mil unidades e registrar faturamento de cerca de US$ 900 milhões, o dobro do obtido há quatro anos", afirma Pérsio Pastre, vice-presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea).

Porém, as vendas internas no mês de novembro mostraram queda de 20% se comparadas às de igual período do ano passado, atingindo 2,5 mil unidades. A queda se deve especialmente à redução nas vendas de tratores, que foram de 24,4% em comparação com novembro de 2002. "O desempenho da indústria de máquinas agrícolas reflete a necessidade dos agricultores bem como a oportunidade de negócios, e o final do ano não é o momento mais oportuno do setor", afirma Pastre.

As vendas no mercado interno, que somaram 42,5 mil unidades no ano passado, devem se situar entre 39 mil e 40 mil unidades este ano, "mas tendem a superar as 42 mil unidades em 2004", diz. Entre janeiro e novembro deste ano foram comercializadas no mercado interno 36 mil unidades. No mesmo período a produção nacional somou 55,4 mil unidades, um crescimento de 13,6% sobre o desempenho da indústria em igual período de 2002. No mês de novembro o Brasil produziu 5,4 mil unidades de máquinas agrícolas, um aumento de 19,2% sobre a produção de novembro de 2002.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.