CI

Exportações do México caem 20% neste ano

Entretanto, tal cenário não tem feito com que os consumidores tenham deixado de consumir o produto


As exportações de café deste ano da região de Córdoba, em Veracruz, no México, deverão ter uma diminuição de 20%, ao passo que o consumo do país continua apresentando um crescimento, com a média per capita saltando de 900 para 1,2 mil gramas por pessoa.

A informação foi apresentada por Gabriel Bobadilla Muguira, diretor geral da Café Torrado de Exportação. Nesse sentido, ele assinalou que o presente ano tem sido muito difícil para o setor, devido à crise econômica verificada em nível internacional.

Entretanto, tal cenário não tem feito com que os consumidores tenham deixado de consumir o produto.

"Esse é um ponto ao nosso favor, porém, no que se refere ao mercado de exportações temos tido algumas baixas devido à crise nos países asiáticos e europeus, sendo que isso tem feito com que o setor de café passe por altos e baixos", sustentou. Quanto à entrada de café brasileiro no México, o dirigente assegurou que o grão mexicano nunca irá ser desvalorizado.

"Há importações de café e isso é bom para qualquer economia, já que entra produtos de outros locais, algo que não é mau, ao contrário, já que pode significar mais competitividade para nós", observou. No lado industrial, o dirigente sustentou que o México pode tranquilamente buscar grãos de outros países e maquiá-los e vendê-los no mercado internacional, buscando fazer com que eles se tornem ainda mais competitivos.

É até ilógico que a Alemanha, que não produz café, seja o maior exportador mundial do grão.

Mas esse país trabalha assim, comprando matéria-prima, agregando valor a ela e reexportando e isso nós também podemos fazer, finalizou Muguira.

As informações são de agências internacionais, segundo noticiou o Coffee Break/Carvalho News.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.