Exportações fracas de soja devem ter desacelerado crescimento dos EUA no 3º tri

Exportações

Exportações fracas de soja devem ter desacelerado crescimento dos EUA no 3º tri

Economia é sustentada por um corte tributário de 1,5 trilhão de dólares e aumentos dos gastos do governo
Por:
211 acessos

 A economia dos Estados Unidos provavelmente desacelerou no terceiro trimestre devido a uma queda nas exportações de soja relacionada às tarifas, mas o ritmo ainda deve ter se mantido forte o suficiente para continuar no caminho de atingir a meta do governo de 3 por cento neste ano.

O Produto Interno Bruto provavelmente cresceu a uma taxa anualizada de 3,3 por cento, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas. Embora isso represente uma desaceleração sobre os 4,2 por cento vistos no segundo trimestre, ainda vai exceder o potencial de crescimento da economia, o que economistas calculam em cerca de 2 por cento.

“Dado o estímulo fiscal, será preciso muito para tirar essa economia dos trilhos e não acho que isso acontecerá em breve”, disse Ryan Sweet, economista sênior da Moody’s Analytics.

A expansão econômica, agora em seu nono ano, é a segunda mais longa já registrada. O Departamento do Comércio publicará seus dados sobre o terceiro trimestre nesta sexta-feira, às 9h30 (horário de Brasília).

A economia é sustentada por um corte tributário de 1,5 trilhão de dólares e aumentos dos gastos do governo. Mas os EUA também estão presos em disputas comerciais com outros parceiros comerciais e a desaceleração no terceiro trimestre reflete principalmente o impacto das tarifas retaliatórias de Pequim sobre as exportações dos EUA, incluindo soja.

Os produtores adiantaram embarques para a China antes que as tarifas entrassem em vigor no início de julho, impulsionando o crescimento no segundo trimestre. Desde então, as exportações de soja diminuíram a cada mês, aumentando o déficit comercial.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink