CI

Exportações russas estão estáveis, podendo até aumentar

Preços domésticos estão em deflação


As exportações russas de grãos devem permanecer praticamente estáveis durante o ciclo de 2019/2020, com a chance de um aumento no segundo trimestre, segundo informou a agência de notícias Reuters no dia de ontem. Sendo assim, essas exportações estão sendo estimadas em 47 milhões de toneladas, número um pouco abaixo das 48 milhões de toneladas que foram registradas na temporada passada 

Nesse cenário, a União Russa de Grãos informou recentemente que as exportações podem subir na segunda metade do ano devido à deflação dos preços domésticos de grãos. Isso porque, a colheita de grãos da Rússia está estimada em 121 milhões de toneladas, de acordo com o que informou a Agência Reuters.  

Além disso, o Ministério da Agricultura informou que a safra de grãos pode atingir 150,3 milhões de toneladas até 2035 como parte de uma estratégia preliminar que inclui investir bilhões de dólares no setor em infraestrutura e logística de grãos. Em termos de valor, as exportações combinadas de produtos agrícolas cresceram 20%, para US $ 25,9 bilhões em 2018. 

Depois de máquinas e equipamentos, os principais itens de exportação da Rússia são produtos químicos (6%), e gêneros alimentícios e matérias-primas agrícolas (5,2%). A previsão dos políticos alegam que, como resultado da “guerra de sanções”, a agricultura nacional cresceu, e o país irá ampliar suas exportações de alimentos. 

O trigo é uma das principais esperanças desse plano. O chefe da pasta da Agricultura, Aleksandr Tkatchev, destacou recentemente que, nos últimos anos, a Rússia se tornou um dos principais fornecedores mundiais do grão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.