CI

Exposição Brasileira da Raça Mangalarga acontecerá durante a Expointer

Com peso três na disputa do ranking da ABCCRM, mostra deverá receber animais dos principais criatórios do País


A Exposição Brasileira da Raça Mangalarga terá nova sede este ano. Depois de passar pelas regiões Centro-oeste, Sudeste e Nordeste, a segunda principal mostra da raça Mangalarga desembarcará nesta temporada no Sul do País, mais precisamente na cidade gaúcha de Esteio.

Organizada pelo Núcleo Riograndense, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a mostra acontecerá entre os dias 28 e 31 de agosto, nas dependências do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, durante uma das principais feiras agropecuárias do País e da América Latina, a Expointer.

Segundo os organizadores, o bom momento vivido pela raça Mangalarga na região Sul do País foi um dos fatores que motivou a escolha do município de Esteio, localizado a 25 quilômetros de Porto Alegre, como sede da edição deste ano da Exposição Brasileira. A decisão, entretanto, também foi influenciada pelo caráter internacional da Expointer, que, além de ser uma importante vitrine para o Mercosul, costuma receber visitantes e expositores de diversos países. Na edição de 2008, por exemplo, o evento recebeu representantes de 19 nações, interessados em conhecer as novidades do meio agropecuário brasileiro.

Aprimoramento constante

As exposições representam uma importante ferramenta para o aprimoramento zootécnico da raça Mangalarga. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos critérios, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela.

Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados dessa lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça.

Perdendo em prestígio apenas para a Nacional, a Brasileira é uma das grandes atrações do circuito de exposições da raça Mangalarga, que este ano contará com um total de 31 mostras. Afinal, com peso três nos julgamentos, este evento itinerante é fundamental para os selecionadores que almejam colocar seus produtos nas primeiras posições do equilibrado ranking da raça.

Mais informações no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400. As informações são da assessoria de imprensa da ABCCRMangalarga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.