CI

Exposição Conexão Rural retrata como alunos e grafiteiros levaram o campo à cidade

Evento acontece de 17 a 29 de novembro, em Paulínia (SP)


A exposição Conexão Rural apresenta, por meio de painéis fotográficos, vídeos e depoimentos, as etapas e resultados do projeto realizado em escolas da rede pública, que mostrou aos alunos a importância do campo para a população. Os estudantes participaram de workshops e transformaram o conhecimento em arte, grafitando os muros das escolas, orientados por Enivo e Mauro, renomados grafiteiros da Capital.

O projeto foi realizado em junho, em Paulínia (SP), e envolveu cerca de 130 alunos das escolas EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EMESFM Maestro Marcelino Pietrobom e E.E. Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas. Em outubro, foi repetido em São Paulo (SP) com estudantes de três escolas próximas ao bairro do Grajaú, o berço do grafite.

Durante a abertura da exposição, que ocorre em 17 de novembro, das 14h30 às 15h30, no Paço da Prefeitura Municipal de Paulínia (SP), os visitantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos em Paulínia e na capital paulista e, ainda, produzir seu próprio grafite digital em um telão interativo. A mostra ficará em cartaz de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até 29 de novembro.

Dependência alimentar x produção

Na primeira fase do projeto, os estudantes discutiram em sala de aula a dependência alimentar das cidades em relação à produção do campo, a partir do conteúdo supervisionado pela geógrafa física da USP Sueli Furlan. Na segunda etapa, os alunos aprenderam sobre a história do grafite e as técnicas utilizadas neste tipo de arte com Enivo e Mauro. Os profissionais auxiliaram os alunos a desenvolverem obras nos muros das escolas com temas rurais, como frutas, cana-de-açúcar, café e feira livre.

“É um desafio muito interessante estabelecer a relação entre o urbano e o rural e ver como os temas dialogam perfeitamente”, avalia Mauro. “O grafite aproxima os jovens e leva conhecimento por meio da arte. O projeto deixa um presente para as escolas e será uma memória viva para toda a comunidade”, completa Enivo.

O projeto Conexão Rural tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com patrocínio da Syngenta e produção da Horizonte Educação e Comunicação. Mais informações no site: www.edhorizonte.com.br/conexaorural/

Serviço
Exposição Conexão Rural
Abertura: 17/11, das 14h30 às 15h30
Data: de 18 a 29 de novembro
Horário: das 8h às 17h
Local: Paço da Prefeitura Municipal de Paulínia (avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551 - Parque Brasil 500 – Paulínia – SP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.