CI

Exposição Mangalarga de Guaxupé começa nesta quinta-feira

Evento mineiro é considerado uma importante prévia da Nacional da raça


Evento mineiro, considerado uma importante prévia da Nacional da raça, prossegue até domingo com a participação de cerca de 200 animais

A Exposição Mangalarga de Guaxupé (MG), promovida pelo Núcleo Mangalarga do Sul de Minas e Média Mogiana, será uma das atrações do primeiro turno da Expoagro 2010. Com início marcado para a manhã desta quinta-feira, a mostra mangalarguista segue até a tarde do próximo domingo, 4 de julho, com uma variada programação, que inclui julgamentos morfológicos, disputas de andamento e provas funcionais.

Considerada uma importante prévia da Nacional, a Exposição de Guaxupé receberá cerca de 200 animais. Para julgar esses exemplares, provenientes dos principais criatórios da raça na região sudeste do País, foram convocados os experientes jurados Eduardo Leite Cintra e Luiz Paulo Arantes Ramos Neto.

Segundo o Núcleo do Sul de Minas, presidido por Sergio Arlindo Ceravolo Paoliello, a mostra mineira possui, além do caráter competitivo, um forte espírito de congraçamento. Este ano, aliás, o evento contará com uma homenagem aos 40 anos de seleção do mangalarguista Reginaldo Bertholino, um dos grandes incentivadores da raça na região de Guaxupé.

Aprimoramento constante

As exposições representam uma ferramenta importantíssima na busca por equinos equilibrados, que conjuguem beleza e funcionalidade. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos quesitos, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela, proporcionando assim um constante aprimoramento da raça Mangalarga.

Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas realizadas por todo País estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados da lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça. Exatamente por isso, criadores e expositores de todo País trabalham com afinco para que produtos de seus criatórios acumulem resultados expressivos no decorrer da temporada.

A mostra de Guaxupé será a 22ª das 30 mostras que compõem o movimentado calendário do Circuito de Exposições da Raça Mangalarga na temporada 2010. Mais informações no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.