CI

Exposição na Superagro 2011 mostra o melhor do rebanho bovino

Cerca de 950 animais das raças jersey, pardo-suíço, holandês, gir leiteiro e girolando participarão da exposição


Com produção de 7,5 bilhões de litros de leite por ano, Minas Gerais ocupa a liderança na produção leiteira nacional, com 30% do volume total. A 51° Exposição Estadual Agropecuária, na programação da Superagro 2011, traz animais das principais raças leiteiras que compõem o rebanho do estado. Cerca de 950 animais das raças jersey, pardo-suíço, holandês, gir leiteiro e girolando participarão da exposição e dos julgamentos que vão premiar os melhores animais. Além dos julgamentos, outros 110 animais serão colocados à venda nos três leilões de bovinos de leite que serão realizados, representados pelo 1° Leilão Gir Leiteiro Villefort e Convidados, 3° Leilão Minas Gerais (também de gir leiteiro) e Edição Especial Superagro (holandês).


O rebanho bovino de Minas é o segundo maior do país, com cerca de 22,4 milhões de cabeças. Desse total, 7,5 milhões são fêmeas, sendo 5 milhões ordenhadas por ano. Dentre as raças reconhecidamente grandes produtoras de leite, a holandesa sempre obteve destaque, de acordo com José Alberto D’avila Pires, coordenador Técnico de Bovinocultura da Emater-MG. Porém, ele ressalta que o cruzamento do holandês com o gir leiteiro, que resulta na raça girolando, tem apresentado bons resultados e, por isso, vem chamando a atenção dos produtores. “A raça holandesa é reconhecida pela produtividade e a gir pela rusticidade. Esse cruzamento tem resultado em animais com ótima capacidade produtiva”, ressalta.

Ainda segundo José Alberto, especialmente nos últimos 30 anos, a raça gir vinha passando, no estado, por uma redução no número de cabeças de seu rebanho, “que estava com tendência a desaparecer”. Entretanto, esse bom aproveitamento e a melhor seleção dos animais permitiram que o interesse por parte dos produtores fosse recuperado. Essa condição foi alcançada graças ao melhoramento das raças, tanto da holandesa quanto da gir.

Inseminação artificial - Para o coordenador técnico da Emater-MG, a seleção genética tem auxiliado para que esse melhoramento qualitativo e quantitativo dos bovinos seja alcançado. Técnicas de inseminação artificial e melhoramento genético, anteriormente utilizadas apenas em “gado de elite”, têm começado a fazer parte das práticas de um maior número de pecuaristas. Porém, ele ressalta que o grande desafio é ampliar a

utilização dessas formas de manejo. “O ideal é que essas técnicas cheguem cada vez mais a um número maior de criadores, melhorando a qualidade e a quantidade da produção do leite”, diz.

Superagro - Além da Tradicional Exposição Agropecuária, a Superagro também engloba a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo; o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal e o
16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

As informações são da ssessoria de imprensa do evento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.