CI

ExpoZebu terá uso racional da água e aproveitamento de resíduos

O Programa de Sustentabilidade da ExpoZebu 2009 envolverá desde a compostagem dos resíduos do gado


Sustentabilidade não será apenas mais um tema em debate na ExpoZebu 2009. Em uma iniciativa pioneira, a exposição terá uma série de ações que permitirá a todos os envolvidos no evento, inclusive a comunidade local e visitantes, vivenciar na prática o conceito de pecuária em harmonia com o meio ambiente. "Exemplo se dá em casa. Por isso, decidimos desenvolver um programa específico de sustentabilidade para a ExpoZebu. Esperamos que nossa iniciativa seja modelo para outras feiras no Brasil", explica o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes.

O Programa de Sustentabilidade da ExpoZebu 2009 envolverá desde a compostagem dos resíduos do gado, o consumo de água para lavagem dos animais, a coleta seletiva e divulgação de novos estudos nessa área. Segundo o consultor do programa, Carlos Nogueira Sampaio, a iniciativa conta com a parceria de empresas e instituições que já desenvolvem projetos sustentáveis.

Aproveitamento de resíduos

Estudantes das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) irão fazer a compostagem dos resíduos dos mais de 3 mil bovinos expostos no Parque Fernando Costa. O esterco e urina serão coletados e levados para a Estância Zebu, área da ABCZ próxima ao parque onde acontecem provas zootécnicas. Lá, passarão pelo processo de compostagem. Sob a supervisão de professores da Fazu, os alunos farão medições de volume e temperatura, além de análise laboratorial. Os dados coletados durante o processo serão usados posteriormente em estudos que serão desenvolvidos pelos acadêmicos. Após a compostagem, o material será usado como adubo na Estância. Para o próximo ano, será estudada a possibilidade de instalar um biodigestor no local para produzir energia e fertilizante a partir dos resíduos.

Uso racional da água

Outra preocupação será com o uso racional da água durante a ExpoZebu. Os tratadores serão orientados sobre a necessidade de buscar alternativas para lavar o gado com menor consumo de água possível. Haverá mensuração da água gasta nesse processo. Eles poderão dar sugestões, que depois de avaliadas poderão ser implantadas em 2010. Uma prévia poderá ser vista durante a ExpoZebu. Os tratadores participarão de uma disputa onde vencerá quem lavar o animal com menor quantidade de água e de forma eficiente. Banners informando sobre o uso racional da água serão colocados nos lavatórios e por todo o parque.

A ExpoZebu deve receber cerca de 800 tratadores. Para garantir melhores condições de trabalho para todos, além do tradicional Kit Peão (composto por produtos de higiene pessoal, colchonete, toalha, porta-objetos, camiseta, boné), eles terão aula de ginástica laboral todas as manhãs. Os peões serão orientados também sobre a coleta dos resíduos dos animais que serão destinados para compostagem.

Reciclagem- Todos os resíduos secos e orgânicos produzidos durante os 12 dias de feira ganharão destino adequado. A parceria com a Coperu (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba) vai permitir a coleta seletiva no interior do parque. Eles trabalharão em conjunto com os funcionários das empresas com estande na feira. As empresas receberão informações sobre a separação do lixo orgânico e do material reciclável. Todos os dias, os catadores irão aos estandes para coletarem os resíduos. A Coperu ficará com o material reciclável e poderá comercializá-lo posteriormente. Já o lixo orgânico contaminado seguirá para o aterro sanitário de Uberaba. Haverá banners explicativos sobre o assunto por todo o parque.

Todas as empresas vão receber a "Carta Compromisso Sustentável Expozebu 2009", assinada pelo presidente da ABCZ.

No parque, haverá ainda um posto para recolhimento de lâmpadas frias, pilha, bateria de telefone celular. A ação é uma parceria com a Vivo. O material recolhido será devolvido aos seus respectivos fornecedores.

Espaço da sustentabilidade

Para centralizar todos os debates da ExpoZebu em um local apenas, a ABCZ vai montar um espaço, que levará o nome de Espaço da Sustentabilidade. Lá, será realizada a reunião com pesquisadores do Conselho Nacional de Pecuária de Corte para apresentação de novos estudos sobre pecuária sustentável. Empresas e instituições com programas de desenvolvimento sustentável irão apresentar também neste espaço suas ações. Entre elas estão a Coca-Cola, Cemig, Instituto Agronelli, Tortuga, Satipel, Usina Caeté, Instituto Estadual de Floresta, entre outras. Em parceria com a Prefeitura de Uberaba, haverá distribuição de mudas de árvores nativas da região. As informações são da Assessoria de imprensa do Evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.