CI

Expozebu vai receber Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo

Evento em Uberaba também vai celebrar crescimento de 8% da raça em Minas Gerais


O cavalo Crioulo estará pela primeira vez no maior palco da pecuária do Brasil. Foi confirmada a realização de uma Exposição Morfológica Passaporte em Uberaba (MG). A prova em solo mineiro, que vai classificar animais para a grande final da modalidade na Expointer, vai ser realizada entre os dias 4 e 7 de maio, no Parque de Exposição Fernando Costa durante a Expozebu, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Minas Gerais, Marcelo Moura, a participação no evento servirá de vitrine para o cavalo Crioulo junto aos grandes criadores das raças zebuínas no Brasil e deverá ser um divisor de águas na expansão da raça, especialmente para a região norte. "A Expozebu é a maior exposição do Brasil, onde se junta os maiores criatórios das raças zebuínas. Este foi um dos motivos para trazermos esta exposição para cá. Para nós que criamos cavalo Crioulo no centro do país, é uma oportunidade para que possamos dar visibilidade para a raça do meio do Brasil para cima", observa.

Os números de crescimento do cavalo Crioulo em Minas Gerais mais uma vez foram positivos. A elevação de manada no Estado foi de 8% no ano de 2015, acima da média nacional de 6,4%. Hoje o plantel mineiro conta com 1,3 mil animais. Moura acredita que o principal motivo desta alta é a resistência da raça no trabalho extensivo na pecuária. "Tenho notado o crescimento do cavalo Crioulo nesta região como um cavalo de trabalho. Há um grande interesse dos fazendeiros no cavalo Crioulo pela rusticidade, pelo instinto vaqueiro que tem, e isso é importante para nós que mexemos com a pecuária", ressalta.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Mais informações podem ser obtidas no site da entidade no endereço www.abccc.com.br ou pelo telefone (53) 3284.1450.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.