CI

Extensão rural gaúcha comemora 56 anos

Ascar objetiva consolidação do desenvolvimento econômico e social no campo gaúcho


A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) completa na quinta-feira, dia 02 de junho, 56 de atenção diária às demandas dos agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados, na busca pela consolidação do desenvolvimento econômico e social no campo gaúcho. Para comemorar a data, o presidente da Emater/RS, Lino De David, e os diretores técnico, Gervásio Paulus, e administrativo, Valdir Zonin, recebem, para um café da manhã com mateada e pinhão, um grupo de pessoas responsável por determinar os rumos da Assistência Técnica e Extensão Rural oficial do Rio Grande do Sul.


Devem participar, a partir das 7h, na sede da Instituição, os secretários de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, deputados federais e estaduais, membros do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e do Conselho Administrativo (Conad) da Ascar e gerentes da Instituição.

“Nestes anos, a Ascar foi determinante por sua atuação junto aos agricultores familiares na introdução de novas tecnologias, no processo educativo e de fortalecimento da economia no campo, e por fazer chegar aos agricultores as mais diferentes políticas públicas de desenvolvimento”, frisa o presidente De David. A Emater/RS-Ascar atende hoje 286.256 famílias rurais - o que corresponde a 75% dos agricultores familiares gaúchos -, em 492 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul.

O trabalho é voltado basicamente ao fortalecimento da agricultura familiar por meio da diversificação das atividades, produção de alimentos saudáveis de forma sustentável, sem agressão ao meio ambiente, processos educativos e participação popular. Com tudo isso, a Instituição incentiva a permanência do produtor no campo através da melhoria da qualidade de vida da população. “A Ascar esteve sempre presente nesta caminhada que consolidou a agricultura familiar como referência no Rio Grande do Sul”, lembra Paulus.


Para o presidente De David, após a recuperação da capacidade operacional e técnica da Emater/RS-Ascar, o próximo passo será a adoção de novos desafios, além da atuação técnica. “Como incentivo à organização econômica dos agricultores, industrialização dos produtos, políticas públicas de apoio à formação de cadeias de comercialização regional e qualificação do nosso quadro funcional”, enumera. Entre estes novos desafios, o diretor técnico Gervásio Paulus destaca, ainda, a consolidação da agricultura familiar no novo cenário que se apresenta, de uma produção que leva em conta os preceitos da agroecologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.