CI

Extensionistas da Emater/RS-Ascar palestram para funcionários da JR Meneguzzo

As palestras sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares foram ministradas aos trabalhadores das duas unidades da empresa.


Convidadas pelos dirigentes da empresa JR Meneguzzo Indústria do Vestuário, localizada em Erechim, as extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa e Melania Tesser, palestraram sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares. As palestras foram ministradas aos trabalhadores das duas unidades da empresa. Na quinta-feira (16/06), a palestra foi realizada na unidade 2, localizada no distrito industrial.

Já na sexta-feira (17/06), as orientações foram na unidade I (matriz). A atividade integrou programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes 2016 (Sipat). ?Dentro da programação do Sipat, também trabalhamos com outros temas voltados para o bem-estar e a saúde dos funcionários?, observou a responsável de Recursos Humanos da JR, Pâmela Almeida, que acompanhou as palestras, ao lado das colaboradoras Tania Zantedeschi e Mari Lucia Branco.

Nadia da Rosa explicou as propriedades e princípios ativos das plantas medicinais, repassou dicas de como cultivar e abordou sobre o resgate de espécies importantes e em extinção, como a Macela, planta símbolo do Rio Grande do Sul. Também abordaram sobre o repasse do conhecimento para novas gerações, e sobre a importância do manejo, cultivo, secagem e armazenagem de forma corretas, para manter o princípio ativo das plantas. ?Tanto o remédio quanto o medicamento têm sua atividade dependente da qualidade da matéria-prima produzida, por isso toda a planta medicinal deve ser cultivada de forma limpa e sadia, em hortos e hortas?, aconselhou Melania, ao falar sobre o aproveitamento das plantas no uso de sucos verdes, bem como seus benefícios para a saúde.

As extensionistas explicaram ainda que o Relógio do Corpo Humano é um instrumento didático, que relaciona o horário de maior atividade de funcionamento dos órgãos do corpo humano com as plantas medicinais, que têm ações terapêuticas sobre eles. Nádia também observou que ?as plantas bioativas fazem parte dos eixos temáticos de Assistência Técnicas e Extensão Rural e Social da Emater na promoção da saúde?. 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, agradeceu o convite e destacou as ações da Instituição nas diversas áreas de atuação de Extensão Rural, colocando a Emater/RS-Ascar à disposição.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.