CI

Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de capacitação em Análise de Sistemas de Produção

"A Agroecologia na dinâmica do desenvolvimento rural do município de Cerro Largo".


Técnicos da Emater/RS-Ascar de Cerro Largo, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Garruchos, Santo Antônio das Missões, Vitória das Missões, Campina das Missões, São Paulo das Missões, Porto Xavier, Rolador e Senador Salgadio Filho participaram de capacitação sobre análise econômica de sistemas de produção agropecuária em uma perspectiva agroecológica, vinculado ao projeto de ensino, pesquisa e extensão "A Agroecologia na dinâmica do desenvolvimento rural do município de Cerro Largo". A capacitação, com duração de 32 horas, foi ministrada pelo professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Dr. Benedito Silva Neto, responsável pela execução da Chamada Pública nº 81/2013. 

Além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, também participaram dois servidores da ONG Arede, de Santa Rosa, e um servidor da cooperativa Cooperg, de Roque Gonzales. A capacitação, que encerrou na última semana, contou com quatro etapas realizadas sempre nas sextas-feiras. Proporcionou aos participantes um maior entendimento sobre o que é e para quê se aplica na prática a análise dos sistemas de produção em uma propriedade rural e seus resultados. "A partir dessa capacitação, os extensionistas da Emater, da ONG Arede e da cooperativa Coopaerg, terão maior segurança quando forem analisar as atividades de uma propriedade e poderão qualificar a orientação às famílias na tomada de decisão para os seus futuros investimentos", comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar em Cerro Largo, Daniel Gorski, que também participou da capacitação.

Na região de Santa Rosa, diversas ações são desenvolvidas na área da Agroecologia, entre elas o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para Promoção da Agricultura Familiar Agroecológica, Orgânica e Agroextrativista, conhecido como Chamada Pública da Agroecologia, executado pela Emater/RS-Ascar, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Até 2017, as 388 famílias de 37 municípios, inseridas no programa, recebem acompanhamento continuado e gratuito, por meio de visitas de assistência técnica e social às propriedades e de atividades coletivas da Chamada Pública, para encontrar alternativas para a transição agroecológica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.