Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de reunião técnica sobre identificação de pragas da soja

Agronegócio

Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de reunião técnica sobre identificação de pragas da soja

Extensionistas da Emater/RS-Ascar de 45 municípios participaram de reunião técnica sobre identificação de pragas de soja.
Por:
790 acessos

Com a intenção de qualificar o trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado na região de Santa Rosa, extensionistas da Emater/RS-Ascar de 45 municípios participaram de reunião técnica sobre identificação de pragas de soja, na última sexta-feira (03/06). O grupo acompanhou a palestra do pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina (PR), Samuel Roggia, no Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa. 

Na oportunidade foram abordados procedimentos de amostragem, controle biológico, nível de controle e tecnologia de aplicação. Entre as pragas mais comuns e discutidas, na oportunidade, estiveram a lagarta falsa-medideira, Spodoptera eridania, Helicoverpa armigera, lagarta da soja, percevejo-marrom e percevejo barriga-verde.

Ficou evidenciada também a importância de adoção de práticas de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP), que alia o controle biológico e químico após monitoramento. Neste ano, na região de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar acompanhou cinco unidades demonstrativas de soja que adotaram o MIP, atingindo, segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, resultados como redução significativa do uso de agrotóxicos, com a consequente redução dos custos de produção e diminuição da contaminação ambiental.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink