CI

Extensionistas da região de Soledade recebem capacitação na área de solos e água

As atividades foram coordenadas pelo assistente técnico regional da área de produção vegetal, Josemar Parise


As atividades foram coordenadas pelo assistente técnico regional da área de produção vegetal, Josemar Parise

Durante o mês do novembro, extensionistas da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade participaram de capacitações na área de fertilidade do solo e conservação do solo e da água. A participação é espontânea, com livre adesão, e já reuniu cerca de 60 técnicos da Instituição, além de estagiários. As atividades foram coordenadas pelo assistente técnico regional da área de produção vegetal, Josemar Parise, e realizadas nos municípios de Encruzilhada do Sul, Candelária, Rio Pardo e Campos Borges. 

A capacitação tem por objetivo debater e aprofundar conhecimentos, especialmente sobre os fundamentos de fertilidade do solo, abordando também a prática de amostragem do solo, interpretação de laudos de análise e recomendação de corretivos e fertilizantes. "É importante o técnico ter bom domínio sobre fertilidade do solo para uma maior interação com o produtor, pois o laudo de análise é uma ferramenta segura que deve ser usada para orientar o produtor e recomendar quando necessário corretivos e fertilizantes para melhorar as características químicas do solo", frisa Parise. 

Segundo ele, eliminar o alumínio tóxico, elemento muito presente nas análises verificadas, e manter os nutrientes essenciais em níveis adequados no solo conforme as exigências das culturas é fundamental para elevar os índices de produtividade. "A principal porta de entrada dos nutrientes nas plantas são as raízes e esse é o enfoque que é dado no treinamento", explica. 

O enfoque biológico e físico do solo está relacionado à conservação do solo e água e faz parte da segunda etapa da capacitação, sendo realizado à campo e visualizado através de trincheiras abertas em lavouras com problemas conservacionistas. O aspecto químico, segundo o assistente técnico regional, é uma parte que compõe a fertilidade do solo. As características biológicas e físicas, também devem ser avaliadas na mesma proporção que a química. "Um manejo de solo que envolve um bom aporte de fitomassa, interfere nas características físicas, deixando o solo mais estruturado. Nesse ambiente, as raízes das culturas crescem mais, buscam umidade e nutrientes em profundidade e as águas das chuvas também tem melhor infiltração, aumentando as reservas no solo desse recurso natural", finaliza Parise.

Com a meta de proporcionar a capacitação para todos os técnicos da região administrativa de Soledade, ainda devem ser realizadas duas capacitações sobre a temáticas, alcançando a totalidade de extensionistas que demonstraram interesse. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.