CI

Extensionistas participam de capacitação sobre formulação de dieta para vacas leiteiras

Nutrição de bovinos de leite e formulação de dieta para vacas leiteiras foi o tema da capacitação realizada no Centro de Treinamento de Teutônia (CERTA)


Nutrição de bovinos de leite e formulação de dieta para vacas leiteiras foi o tema da capacitação realizada no Centro de Treinamento de Teutônia (CERTA), realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, com a participação de 12 extensionistas da Emater/RS-Ascar, que são instrutores de cursos ligados à área, ministrados em oito centros de treinamento da Emater/RS-Ascar. As aulas práticas foram realizadas na Unidade didática do CERTA.

Para o coordenador do CERTA, Maicon Berwanger, o tema é "de extrema importância devido ao impacto positivo que pode gerar nas propriedades acompanhadas. Segundo pesquisas recentes realizadas, a nutrição do rebanho leiteiro é tida como o principal problema em 70% das propriedades do Brasil, desta forma, podemos vislumbrar tamanha caminhada que precisamos para tornar nossos produtores gaúchos eficientes. No momento os custos de produção do leite encontram-se em níveis altos e para que o produtor conquiste sucesso na propriedade, obtendo renda, é necessário o controle da nutrição do rebanho, desta forma o produtor poderá otimizar o rebanho e os alimentos fornecidos e assim obter produção com baixo custo", ressalta. 

A capacitação abordou questões como fisiologia digestiva, tipos de alimentos, variáveis das exigências nutricionais conforme o período da lactação, avaliação do escore de condição corporal, dieta para vacas que estão próximas do parto e cálculo da dieta para vacas em lactação. Os instrutores foram o extensionista rural de Venâncio Aires, Diego Barden dos Santos, o assistente técnico regional, Martin Schmachtenber e o Coordenador do CERTA, Maicon Berwanger.

Durante a capacitação os extensionistas efetuaram a prática da formulação de dieta para vacas leiteiras, as ferramentas utilizadas para a realização foram a planilha de gerenciamento do rebanho e o programa BOVITER. 

?O principal objetivo do evento é promover a capacitação do quadro de instrutores e realizar o nivelamento de informações, já que as demandas mudam conforme o decorrer dos anos e é importante que haja a atualização do corpo técnico para que este possa atender as demandas e difundir novas tecnologias. O CERTA já capacitou cerca de 200 agricultores, técnicos, veterinários e engenheiros agrônomos no curso de Dieta para Vacas Leiteiras?, comenta o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli. Este foi o primeiro módulo da capacitação, o segundo será realizado no mês de dezembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.