CI

Extensionistas são capacitados em Dia de Campo sobre Tecnologias de Irrigação

Dia de Campo realizado no limite entre os municípios de Ijuí e Coronel Barros, tratou de tecnologias de irrigação com extensionistas.


Dia de Campo realizado nesta quarta-feira (18/05), no limite entre os municípios de Ijuí e Coronel Barros, tratou de tecnologias de irrigação com extensionistas que atuam na área econômica da Emater/RS-Ascar. No Rio Grande do Sul, a Instituição elabora a produtores gaúchos projetos de irrigação financiados por meio do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Mais Água, Mais Renda, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), bem como projetos financiados pelos próprios agricultores. "A Emater prioriza a qualificação dos extensionistas, em conhecimento tecnológico sobre diversos sistemas de irrigação", disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra.

O evento de hoje foi desenvolvido em parceria com a empresa Agriflora. ?Foi uma decisão acertada aproveitar a expertise dos técnicos da Agriflora para capacitar nossos extensionistas de campo?, elogiou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel.

De acordo com Cembranel, as diversas tecnologias de irrigação apresentadas durante o evento, algumas direcionadas à produção de hortaliças em estufas e em canteiros elevados, são adequadas aos agricultores familiares, público preferencial da Instituição. ?Achamos de suma importância levar essas informações aos nossos técnicos que atuam com agricultura familiar na produção de alimentos?, resumiu o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar.

Este é o terceiro dia de campo, de um total de oito, realizado neste ano na região de Ijuí. Até junho, sete municípios dessa região terão sediado eventos sobre irrigação para a formação continuada de 83 extensionistas da Emater/RS-Ascar.

De acordo com o assistente técnico regional de Manejo de Recursos Naturais de Ijuí, Volnei Righi, a iniciativa faz parte de uma estratégia regional, que visa nivelar o conhecimento dos técnicos que elaboram projetos de irrigação aos agricultores. Ainda segundo Righi, também são abordados durante os eventos temas relacionados ao crédito rural e ao Sistema de Outorga de Água (SIOUT), criado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) para tornar ágil e transparente o processo de outorga de uso de água em atividades agrícolas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.