Extratos de plantas daninhas controlam Helicoverpa armigera

PESQUISA

Extratos de plantas daninhas controlam Helicoverpa armigera

Dano em outras lagartas, como A. gemmatalis, por exemplo, foi de 60%.
Por: -Leonardo Gottems
4156 acessos

Pesquisadoras do quadro de meio ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) descobriram que os extratos das espécies vegetais invasoras Clerodendrum splendens, Conyza canadensis, Tithonia diversifolia e Vernonanthura westiniana possuem efeitos que tem o potencial de controlar as larvas de insetos, podendo ser usadas contra a lagarta Helicoverpa armigera. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Jeanne Prado, uma das autoras do estudo, essa é uma alternativa para diminuir os custos do uso de agroquímicos. 

"O objetivo foi avaliar se os extratos feitos com cada uma das quatro espécies de plantas apresentam ação inseticida ou nociva ao desenvolvimento das lagartas de H. armigera e A. gemmatalis, via ingestão. Usamos esse procedimento devido a dificuldades de multiplicação da espécie H. armigera em quantidade suficiente para realizar todos os bioensaios de avaliação de compostos", comenta. 

Nos testes em laboratório, o uso dos compostos causou mortalidade acima de 60% em lagartas A. gemmatalis, além de redução no ganho de peso de larvas e de pupas, e de 20% da população avaliada de lagartas de H. Armigera. Com essa situação, as pesquisadoras afirmam que irão direcionar os trabalhos intensivos a partir de agora para conseguir vencer a resistência desta última. 

“Extratos diclorometânico e hexânico de T. diversifolia reduzem o ganho de peso larval de A. gemmatalis; O extrato metanólico de V. westiniana apresenta ação inseticida sobre lagartas de A. gemmatalis, tendo provocado mortalidade acima de 80%, mas não sobre lagartas de H. armigera, embora cause redução do peso de pupas desta última”, conclui o relatório. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink