Fábrica transforma resíduo de polpa de maracujá em óleo
CI
Agronegócio

Fábrica transforma resíduo de polpa de maracujá em óleo

A meta é produzir 600 litros do óleo, por dia, destinados à indústria cosmética
Por:

Revitalizar a cadeia produtiva do maracujá no norte do Rio de Janeiro e aproveitar as oportunidades de negócios são objetivos da fábrica Extrair Óleos Naturais, inaugurada nesse sábado (14), em Bom Jesus do Itabapoana. A meta é produzir 600 litros do óleo, por dia, destinados à indústria cosmética. O produto tem propriedade hidratante, aroma característico e pode ser ingrediente para cremes, xampus e sabonetes.

Inédito na região, o projeto é resultado de parceria entre produtores, técnicos, empresários e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições estaduais integradas. De acordo com o pesquisador da Embrapa Sérgio Cenci, a ideia surgiu da necessidade de dar destino aos resíduos das indústrias de suco e polpa de fruta. “O processamento de uma tonelada de maracujá gera 700 kg de cascas e sementes. Se não forem aproveitadas, tornam-se passivos ambientais”, explica.

O processamento das sementes resulta em dois produtos: óleo para a indústria de cosméticos e torta (bagaço resultante da prensagem da semente), usada na composição de rações para gado leiteiro. Os pesquisadores também trabalham para dar destino à casca do maracujá, que é rica em pectina e fibras. Alguns estudos já chegaram a uma farinha que pode ser incluída na dieta humana.

De acordo com o projeto, as sementes utilizadas na fabricação de óleo são compradas das indústrias de sucos e polpas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em parceria com produtores, pesquisadores e empresários.
Mais informações pelos telefones (21) 3622-9641 ou 3622-9739.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink