CI

Facilitar o acesso às tecnologias será foco do Senar-RS em 2012

Programa contará com sete treinamentos gratuitos


Facilitar o acesso dos produtores e trabalhadores rurais às tecnologias para melhorar qualidade na produção agrícola e pecuária será o foco do Senar-RS em 2012, quando a instituição lançará o primeiro programa de ensino em Agricultura de Precisão. O programa contará com sete treinamentos gratuitos de 16 a 24 horas, com temas voltados para operação de máquinas precisas e gestão, em que o participante terá a oportunidade de aprender as técnicas necessárias para dominar o tema. Conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, para formular o novo programa, o Senar-RS firmou parcerias com empresas da área e instituições de ensino para investir na preparação de seus técnicos que irão ministrar os cursos e no material didático para auxiliar o produtor e trabalhador participante. Meio ambiente e produção também terão atenção especial do Senar-RS " Vamos incrementar os treinamentos voltados para orientação dos produtores sobre mudanças do código ambiental e no quesito conscientização e trabalho com as gerações futuras, por meio do programa Agrinho" - confirmou o superintendente.


A inclusão digital no campo, e os cursos de informática voltados para a administração rural serão intensificados com os kits digitais móveis, que permitem levar a informação e o treinamento digital até onde o produtor está. Oito salas digitais já foram implementadas pelo Senar-RS no interior do estado, também para facilitar esta proposta. O programa Alfa - Alfabetizando para profissionalizar no campo passa a atender no próximo ano, 1.600 trabalhadores que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. O Alfa trouxe ao SENAR-RS o reconhecimento TOP de Marketing ADVB 2011. BALANÇO SENAR-RS 2011 - O público feminino foi o que mais buscou cursos do Senar-RS em 2011. 56% são mulheres. O crescimento é resultado das oportunidades criadas na área de gestão rural, como, por exemplo, o programa “Com Licença Vou a Luta” que soma 900 participações em 2011. - Foram 90 mil pessoas do meio rural beneficiadas com as ações Senar no RS, um crescimento de 14% comparado a 2011. - Desse número, 68.157 são pessoas participantes de cursos técnicos e 22.471 participantes de cursos para o bem-estar (nutrição, artesanato, saúde). - As atividades que fazem parte do grupo de cursos na área de mecanização agrícola, administração rural e irrigação foram os mais realizados pelo Senar-RS, com mais de 24 mil participações. Em segundo lugar estão cursos ligados a pecuária, com mais de 12 mil beneficiados, e em terceiro, na área de agroindústria e área de nutrição e alimentação, com mais de 9 mil participantes. - Na área da promoção social, o grande crescimento foi nas palestras sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no meio rural, realizadas pelo SENAR para 4.976 pessoas no estado. - Através do programa Jovem Aprendiz Rural, os jovens e adolescentes foram preparados pelo Senar, para contratos de trabalhos especiais em empresas rurais gaúchas. Já são 821 beneficiados com a ação desde 2004.

- O concurso do Programa Agrinho, voltado para crianças de educação infantil a 8ª série, teve mais de 6 mil trabalhos inscritos sobre o tema saúde. Atingiu cerca de 400 mil alunos e 32 mil professores de escolas públicas gaúchas. O programa busca, através da discussão de temas transversais, promover ações de conscientização sobre cidadania entre os alunos. - O programa Empreendedor Rural formou 673 produtores, oferecendo ferramentas necessárias para o desenvolvimento da produção e gestão do negócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.