CI

Faeg lança programas para capacitar o produtor goiano

Os programas visam capacitar o produtor para as mudanças e desafios da produção agropecuária


Para conscientizar o produtor goiano de que a atividade agropecuária deve ser tão bem planejada quanto a administração de uma empresa, a Federação da Agricultura de Goiás (Faeg) lançou nessa quinta-feira (28-06) três programas de capacitação.

Eles fornecerão subsídios para que o produtor de milho, soja e pecuária possa gerir a propriedade e comercializar seus produtos com eficiência, aumentando sua renda. Os programas Empreendedor Rural (PER-Goiás), Campo em Ordem e Informatizando o Campo visam capacitar o produtor para as mudanças e desafios da produção agropecuária.

O PER-Goiás está sendo desenvolvido em parceria entre Faeg, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), Sebrae-Goiás, Agência Rural, Organização das Cooperativas Brasileiras - Seção de Goiás (OCB-GO) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg).

O programa tem foco na gestão da propriedade e dos negócios agropecuários e no fortalecimento das organizações rurais para estimular o potencial empreendedor e a liderança dos participantes.

Até o dia 9 de julho, serão 20 turmas em 20 municípios atendidas pelo programa, que será operado por três anos, com a capacitação de 500 empreendedores em 2007, mil em 2008 e mil em 2009. O programa receberá investimentos de R$ 4 milhões. Segundo o presidente da Faeg, a adesão dos produtores tem surpreendido.

Palestras

O programa Campo em Ordem visa alertar os produtores, por meio de palestras itinerantes, sobre suas obrigações legais (ambiental, fundiária, trabalhista, tributária e previdenciária). Macel Caixeta lembra que o objetivo é tornar a legislação mais compreensível, para que o produtor saiba quais são seus direitos e deveres. O terceiro programa vai informatizar sindicatos rurais, com o envio de 76 modernos computadores para aprimorar os serviços prestados ao produtor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.