CI

Faeg orienta produtores de Goiás afetados pela seca

Perdas devem passar de 4% em todo estado devido a falta de chuva


A falta de chuva tem afetado prejudicialmente as plantações de soja e outras culturas nos municípios do centro-norte, nordeste e Vale do Araguaia de Goiás. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a estimativa de perda chega a 20% nessas regiões e um total de 4,2% em todo o estado. Em valor, a previsão é cerca de R$ 448 bilhões em prejuízos em Goiás. Preocupada com essa situação, a entidade, elaborou nesta quarta-feira (23.12), algumas orientações aos produtores afetados pela estiagem:

- Através de técnico credenciado, elaborar um laudo técnico das áreas afetadas pela estiagem, visando documentar os prejuízos objetivando as tomadas de providencias junto às instituições financeiras/empresas comercializadores/revendas de insumos e seguradoras.

- De posse do laudo técnico, verificando a ocorrência de perdas e prejuízos acionar de imediato as empresas das quais realizou o seguro, para que possam fazer o acompanhamento das lavouras objetivando uma futura necessidade de cobertura de sinistro. Mesmo não sendo segurado de posse do laudo, encaminhar aos bancos, empresas comercializadoras, revendas e empresas de insumos visando uma possível necessidade de composição de débitos.

- Juntamente com os sindicatos rurais de sua região, avaliar tecnicamente no município a necessidade de decretar estado de emergência no município por conta da seca. Verificando tecnicamente a necessidade acionar o prefeito municipal para que possa decretar estado de emergência no município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.