CI

FAEMG comemora Dia Nacional do Café com degustação

Dia Nacional do Café (24 de maio) foi celebrado hoje, em BH, com degustação de cafés especiais das cinco principais regiões produtoras do estado

O Dia Nacional do Café (24 de maio) foi celebrado hoje, em BH, com degustação de cafés especiais das cinco principais regiões produtoras do estado. As bebidas, preparadas por baristas profissionais em diferentes métodos de extração, movimentaram a Praça da Assembleia durante toda a manhã. Foram servidos, gratuitamente, mais de 450 cafezinhos ao público.

Além de divulgar a qualidade e a importância do grão para Minas Gerais, o Café na Praça marcou também o início das ações de divulgação da quinta edição da Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada em outubro, em BH. Maior evento nacional do setor, a SIC deve receber cerca de 14 mil visitantes em três dias de variada programação, que inclui feira de negócios, palestras, cursos, encontros e competições. A realização é do SISTEMA FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Codemig.
 
Para o diretor da FAEMG, Breno Mesquita, o Café na Praça foi um primeiro aquecimento para várias ações que serão desenvolvidas, mês a mês, como preparação para a SIC 2017: “É um convite ao público de BH para conhecer melhor o mundo dos cafés especiais e entrar conosco no clima para outubro. Além de apresentar nossos melhores grãos, queremos mostrar ao mundo quem produz esses cafés diferenciados; e por meio de suas histórias, valorizar toda a tradição de nosso estado e de nosso país”.
 
(Veja as fotos do Café na Praça)
 
Minas e o café 
 
Um dos grandes símbolos do Brasil, o café tem importância ainda maior para Minas Gerais. Maior produtor nacional, o estado produz 56% do total brasileiro, e cerca de 20% de todo o café produzido no mundo. Isso significa que a cada 5 xícaras de café servidas no mundo, uma saiu de uma lavoura mineira.
 
A liderança de Minas Gerais no cultivo do café está refletida na economia e qualidade de vida. Em 2016, o estado produziu 30,7 milhões de sacas, um faturamento de 14,6 bilhões de reais. O café é também o principal produto da pauta de exportação do agronegócio mineiro, com 48% de participação. Ao contabilizar todas as exportações mineiras, as remessas de café ficam atrás somente do minério de ferro.
 
A produção mineira é quase totalmente de grãos do tipo arábica, distribuída em cinco principais regiões: Sul, Cerrado, Matas de Minas, Mantiqueira e Chapada. Lavouras montanhosas respondem por cerca de 80% da cafeicultura mineira, com sistema de produção predominante manual e alta utilização de mão de obra. 
 
A cafeicultura de Minas Gerais é reconhecida pela sua tradição, diferenciais de qualidade, quantidade de empregos gerados e pelo volume produzido e importância social para os municípios e para o estado.  O grão é cultivado em 607 dos 853 municípios do Estado, sendo a principal atividade econômica em 340. Mais de quatro milhões de mineiros dependem, direta ou indiretamente, da cafeicultura para seu sustento, o que mostra sua importância não apenas econômica, mas também social. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.