FAEP leva 4 mil produtores rurais a Brasília

Agronegócio

FAEP leva 4 mil produtores rurais a Brasília

Agricultores e pecuaristas vão ao Congresso pedir urgência na votação do Código Florestal
Por: -Joana
1549 acessos
Mais de 4 mil produtores rurais do Paraná estarão em Brasília na próxima terça-feira (5) para pedirem à Câmara Federal urgência na votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo ao Código Florestal. A manifestação é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que levará ao Congresso Nacional milhares de produtores de todo o Brasil.


No Paraná, a mobilização dos produtores foi feita pelo Sistema FAEP com o apoio dos sindicatos rurais de cada município. Cerca de 100 ônibus foram fretados para levar os produtores paranaenses à capital nacional. As caravanas começam a ganhar as rodovias rumo a Brasília já neste final de semana.

Urgência na votação
Os produtores rurais querem urgência na votação do substitutivo ao Código, principalmente porque no próximo dia 11 de junho vence o prazo dado pelo decreto nº 7.029/09 para que os proprietários rurais averbem suas Reservas Legais. Caso contrário, serão autuados pelos órgãos ambientais.


O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, ressalta a importância da concentração de produtores: “A manifestação é para mostrar aos deputados que é necessário mudar o Código Florestal, que transformou o produtor rural em criminoso e que isso seja feito rapidamente”, explica.

Além disso, o Código, segundo Ágide, contém dispositivos perversos que restringem a produção agropecuária, como a Reserva Legal de 20% nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, “onde 90% são pequenas propriedades”, afirma. Para a FAEP, “o Código Florestal não atende à realidade do Brasil, um país que está se tornando líder mundial no agronegócio”.


Segundo o Ministério do Meio Ambiente a área de florestas no Brasil ocupa 60,7% superando de longe os Estados Unidos, Canadá e China, econômica e territorialmente os grandes países do mundo. A área ocupada pela agropecuária é de 296,6 milhões de hectares, ocupando 34,8% do território brasileiro, contra os 60,7% das florestas.

As informações são da assessoria de imprensa do Sistema FAEP.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink