FAEP pede a inclusão do Paraná no apoio à comercialização de laranja
CI
Agronegócio

FAEP pede a inclusão do Paraná no apoio à comercialização de laranja

O objetivo é atenuar os prejuízos dos produtores
Por:
O presidente da Federação da Agricultura, Ágide Meneguette, encaminhou ofício ao Ministério da Agricultura (MAPA*) pedindo a inclusão do Paraná na Portaria Interministerial nº 841, de 18 de setembro de 2012, que autorizou o apoio à comercialização de laranja com leilões públicos para os estados de São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é atenuar os prejuízos dos produtores.


A produção de laranja no Paraná é a mais importante atividade dentro da cadeia de fruticultura para o estado. Em 2011, o Valor Bruto da Produção - VBP para cultura de laranja totalizou R$ 224,0 milhões. Para alguns municípios o VBP da laranja representou de 12% a 23% do VBP total do município, conforme dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento - SEAB.


A maior oferta do produto, agravada por exportações menores em relação a 2011, causou a redução dos preços recebidos pelos produtores. Os preços médios recebidos pelos produtores em setembro ficaram 20% abaixo do preço mínimo de R$ 10,10 por caixa conforme a SEAB. "Solicitamos que o produto de cooperativas de produtores e de produtores independentes do Paraná também possa ser comercializado por leilões públicos semelhantes ao Aviso nº 361, de 28 de setembro de 2012, de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor - PEPRO", diz Meneguette no ofício.


*Ofício encaminhado Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro; José Carlos Vaz (SE/MAPA); Caio Rocha (SPA/MAPA)

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink