Falta de acordo para preço do fumo decepciona presidente da Afubra
CI
Agronegócio

Falta de acordo para preço do fumo decepciona presidente da Afubra

Por:

O presidente da Associação Brasileira de Fumo (Afubra), Hainsi Graslow, disse estar decepcionado com a decisão da indústria tabagista, representada pelo Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo), em adiar a reunião para negociação do preço da safra atual, 2003/04. A reunião estava prevista para sexta-feira com a presença das duas entidades.

Graslow disse que em outubro o Sindifumo havia estipulado a data da reunião e o próprio acabou adiando. Além disso, o Sindifumo cancelou a reunião técnica de produção que estava prevista para o dia 1° dezembro. A Afubra avalia que o adiamento da reunião seja por conta do volume superior na comparação com a safra anterior. "Talvez a indústria queria pressionar para obter um preço menor".

A proposta da Afubra para safra atual é aplicação do preço médio cobrado na safra anterior e sobre ele, a cobrança do custo da produção. Embora a indústria não queira fazer nenhuma negociação com a produção de fumo ainda este ano, a Afubra torce para que essa situação seja resolvida antes do Natal. "É um hábito o preço sair antes, porque nessa ocasião o fumo já está pronto para ser transformado em dinheiro. E evita que as famílias de produtores passem o Natal sem dinheiro", afirmou ele.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink