CI

Falta de chuva afeta fumicultura

O presidente da Afubra, Benício Werner, explica que, ao contrário da última safra, quando o clima garantiu produtividade elevada, a expectativa é de redução de rendimento


A falta de chuva e o forte calor deverão causar quebra quantitativa e qualitativa na safra estadual de fumo. O presidente da Afubra, Benício Werner, explica que, ao contrário da última safra, quando o clima garantiu produtividade elevada, a expectativa é de redução de rendimento. "Pelo que temos visto nas lavouras a situação está bem difícil."


Os produtores mais prejudicados serão aqueles que plantaram tardiamente, prática principalmente em áreas serranas. Para os que optaram pelo plantio mais cedo, o impacto deve acontecer nas folhas colhidas ao final. "Se tivermos uma safra ruim serão duas com prejuízo", diz Werner. Na safra passada houve alta produtividade, que impactou de forma negativa no preço ao fumicultor. O dirigente acredita que a quebra pode causar novo impacto no preço. Como ainda não há definição sobre a tabela para safra, a orientação é para que os produtores não vendam a arroba do baixeiro, fumo considerado o mais inferior do pé, abaixo de R$ 70,00.

Na localidade de Cerro dos Cabritos, interior de Santa Cruz do Sul, a expectativa é pela queda de dois terços da produção na propriedade de Ari Reqner. Se na última safra, em dois hectares, ele colheu 4,5 mil quilos, desta vez a expectativa é por apenas 1,5 mil quilos. Sem chuva no momento certo, as folhas da planta se desenvolveram pouco. O prejuízo, somente no fumo, é estimado pelo agricultor em mais de R$ 20 mil. A Secretaria da Agricultura de Santa Cruz do Sul estima que 4,6 mil produtores tenham sido atingidos pela seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.