Falta de chuva e o calor facilitam as queimadas em Mato Grosso
CI
Agronegócio

Falta de chuva e o calor facilitam as queimadas em Mato Grosso

Há mais de uma semana, um assentamento em Tangará da Serra luta contra o fogo
Por:

A falta de chuva e as temperaturas elevadas estão facilitando o aumento das queimadas, em Mato Grosso. O Estado registrou, em junho, o maior índice do país em número de incêndios. E a situação, este mês, mudou muito pouco. Em Tangará da Serra, um assentamento luta contra o fogo há mais de uma semana.

No assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, Mato Grosso, o perigo ainda pode ser visto. Há quase dez dias o fogo invade propriedades rurais, destrói pastagens e cercas.

O agricultor Luís Vieira não sabe o que vai fazer com as 30 cabeças de gado que possui. ”Só resta um alqueire de pasto e mais nada”, disse.

No assentamento, nem os pés de fruta escaparam. Outra queimada que preocupa produtores rurais em Mato Grosso está em Santo Antônio de Leverger, próximo a Cuiabá. Há dois dias o fogo atingiu a área verde do morro. O local é cercado por chácaras.

Os bombeiros estão no morro e tentam conter o avanço do fogo. Até aviões agrícolas, carregados com água e produtos químicos, são usados na operação, mas o vento forte e a vegetação bastante seca ainda trazem perigo para os moradores.

“A gente recomenda aos proprietários de área rural no entorno do morro que façam aceiros próximos a cerca. O aceiro impede a progressão e facilita o combate ao incêndio”, explicou o coronel Júlio César Rodrigues, chefe da operação do Corpo de Bombeiros.

Na chácara que fica próxima ao morro o pessoal começou a limpeza da vegetação que fica perto da cerca. Se o fogo chegar ao lugar, pelo menos não queima os mourões de madeira.

O agricultor Vandenir Souza, que tem 130 hectares na região, resolveu tirar do pasto as 80 cabeças de gado. “Saímos às duas horas da madrugada fazendo aceiro no morro para ver se consegue salvar nossa propriedade”, disse.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.