CI

Falta de chuvas afeta produtividade da soja em Sinop (MT)

Chuvas que chegam na cidade não atingem fazendas da região


O que era uma preocupação de muitos produtores no início do plantio da soja, já começa a causar prejuízos em algumas lavouras da região de Sinop. A falta de chuvas nos últimos dias acabou prejudicando o desenvolvimento da planta, que deve resultar na queda de produtividade em algumas plantações.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan, apesar do controle da ferrugem asiática, uma das principais vilãs nas lavouras da região nos anos anteriores, não tendo confirmação de focos nesta safra, os produtores estão preocupados. “As plantas não estão crescendo adequadamente e não vão se desenvolver o suficiente”, destacou.

Ele explicou que as chuvas que chegam na cidade não atingem fazendas da região. E essa já era uma preocupação do setor, que teve uma boa distribuição de chuvas, em setembro, que favoreceu o plantio. Alguns produtores ainda não conseguiram terminar de plantar devido o veranico. A estimativa é que 6% da área da região destinada a cultura ainda não foi plantada.

Galvan acrescenta que a saída para muitos produtores está em aplicar uma adubação complementar, para ajudar no desenvolvimento da planta, mas, mesmo assim, vai refletir na quebra de produtividade. Além dos fatores climáticos, os agricultores também estão fazendo as aplicações necessárias para o controle e prevenção de pragas e doenças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.