Falta de chuvas afeta produtividade da soja em Sinop (MT)

Agronegócio

Falta de chuvas afeta produtividade da soja em Sinop (MT)

Chuvas que chegam na cidade não atingem fazendas da região
Por: -Tania Rauber
1 acessos

O que era uma preocupação de muitos produtores no início do plantio da soja, já começa a causar prejuízos em algumas lavouras da região de Sinop. A falta de chuvas nos últimos dias acabou prejudicando o desenvolvimento da planta, que deve resultar na queda de produtividade em algumas plantações.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan, apesar do controle da ferrugem asiática, uma das principais vilãs nas lavouras da região nos anos anteriores, não tendo confirmação de focos nesta safra, os produtores estão preocupados. “As plantas não estão crescendo adequadamente e não vão se desenvolver o suficiente”, destacou.

Ele explicou que as chuvas que chegam na cidade não atingem fazendas da região. E essa já era uma preocupação do setor, que teve uma boa distribuição de chuvas, em setembro, que favoreceu o plantio. Alguns produtores ainda não conseguiram terminar de plantar devido o veranico. A estimativa é que 6% da área da região destinada a cultura ainda não foi plantada.

Galvan acrescenta que a saída para muitos produtores está em aplicar uma adubação complementar, para ajudar no desenvolvimento da planta, mas, mesmo assim, vai refletir na quebra de produtividade. Além dos fatores climáticos, os agricultores também estão fazendo as aplicações necessárias para o controle e prevenção de pragas e doenças.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink