Falta de chuvas começa afetar o milho 2ª safra
CI
Imagem: Divulgação
MONITORAMENTO

Falta de chuvas começa afetar o milho 2ª safra

Norte de Minas tem chuvas abaixo da média neste mês de março
Por: -Aline Merladete

De maneira geral, as chuvas registradas sobre o país e as temperaturas dentro da média, estão favorecendo as condições de boa parte das lavouras. A cultura mais beneficiada com esta condição é a soja, pelo menos nesses últimos 15 dias. Pontualmente o excesso das chuvas atrapalharam no ritmo da colheita que avança em 80.2% no território nacional, este percentual é maior do que o registrado no mesmo período da safra anterior, mas abaixo da expectativa dos produtores. 

As chuvas que ocorreram nestas últimas semanas na região sul foram o suficiente para trazer um maior vigor nas lavouras que estavam em desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos, bem como no estado do PR. 

Porém, em relação ao milho segunda safra, as perspectivas começam a refletir a falta de chuvas sobre a parcela norte de MG. Particularmente, neste mês de março as chuvas foram abaixo do esperado na região até o momento, o que pode diminuir o vigor de algumas lavouras entre o centro, norte e noroeste do estado. 

Outro cultivo que segue com seu pleno desenvolvimento é o algodão, e as condições climáticas estão contribuindo para isso nas áreas produtoras. E das lavouras monitoradas, pelo menos em 36.8% está no estádio da formação das maçãs, 45.2% na floração e restando 18.1% das lavouras em desenvolvimento vegetativo.

Fonte: Conab

O que diz a Conab:

Soja - 80,2% colhido. Em MT, os últimos talhões estão sendo colhidos. Em MS, faltam apenas as áreas de municípios que tradicionalmente semeiam a soja tardiamente. Na parte Leste do PR, as últimas chuvas podem ajudar na recuperação da produtividade. No RS, as chuvas favoreceram as lavouras em desenvolvimento vegetativo e em enchimento de grãos. Em MG, 80% da área colhida e com ótimas produtividades. Em GO, a colheita é lenta em virtude das chuvas na maior parte do estado. Na BA, colheita intensificada em função da redução das chuvas. No MA e PI, as chuvas reduzem o ritmo da colheita, porém beneficiam as lavouras em enchimento de grãos. Em TO, o menor volume de chuvas no Centro-Sul permitiu um maior avanço da colheita das lavouras plantadas tardiamente.

Milho 2ª Safra - 94,7% semeado. Em MT, o plantio está quase finalizando. As lavouras apresentam um bom desenvolvimento vegetativo e boas condições fitossanitárias. Em MS, as lavouras estão em boas condições, com operações de manejo preventivo da cigarrinha-do-milho e de percevejos em ritmo intenso. No MA, TO e PI, a semeadura está finalizando e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Na BA, o plantio é realizado no Extremo-Oeste e está finalizado. Em GO, a semeadura está na reta final com risco climático, pois a janela ideal de plantio encerrou. As chuvas da última semana foram benéficas para áreas que estavam sob déficit hídrico. Em MG, as precipitações abaixo da média geram preocupação aos produtores. No PR, o plantio atingiu 87% da área. As condições são boas na maioria das áreas.

Milho 1ª Safra - 41,6% colhido. No PR, a colheita atingiu 75%, com cultivos afetados principalmente na metade Oeste do estado. No RS, a recuperação das condições de umidade foi favorável para as lavouras que estão em florescimento e enchimento de grãos. As lavouras que estão sendo colhidas tem apresentado redução do potencial produtivo. Em SC, 90% colhido com redução do potencial produtivo. Em SP, a colheita avança em todo o estado com boas produtividades sendo alcançadas. Em MG, bons índices de produtividade estão sendo observados. No Extremo-Oeste da BA, a colheita evolui lentamente com produtividade abaixo do esperado. No PI, a maioria das lavouras em enchimento de grãos e em boas condições. No MA, as lavouras estão em boas condições, com previsão de início da colheita para o fim de março.

Algodão  - Em MT, as lavouras de 1ª safra estão na fase de formação da maçã e as de 2ª safra, em sua maioria, na fase de floração. A condição climática é favorável à cultura. Na BA, as lavouras estão sob condição climática favorável ao desenvolvimento da cultura, porém é necessário o retorno das chuvas no Centro-Sul. Em MS, boa condição climática. Lavouras de 1ª safra principalmente em fase de formação de maçãs e as de 2ª safra em início de floração. Em GO, a condição climática é favorável. Lavouras estão em fase inicial de formação de maçãs. No MA e PI, lavouras em boas condições, predominando a floração e a formação de maçã, respectivamente. Em MG, clima favorável e lavouras em início de floração.

Arroz - 27,1% colhido. No RS, a colheita alcançou 20%, sendo interrompida pela ocorrência de chuvas. Na Fronteira Oeste, a colheita encontra-se mais avançada, atingindo mais da metade da área cultivada. Chuvas expressivas promoveram a recuperação parcial dos níveis de barragens e rios, porém as lavouras em fase final de enchimento de grãos apresentam perdas no potencial produtivo, devido à falta de irrigação e estresse térmico. Em SC, 85% dos grãos foram colhidos, apesar do volume de chuvas ter interferido no avanço das operações. Em GO, 95% da área colhida. Em São Miguel do Araguaia e Flores de Goiás houve pouco avanço na colheita devido ao alto volume de chuvas.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.