Falta de crédito reduz venda de máquinas agrícolas em quase 50%


Agronegócio

Falta de crédito reduz venda de máquinas agrícolas em quase 50%

Por: -Admin
2 acessos

Sem financiamento, as vendas de máquinas agrícolas caíram quase pela metade em janeiro deste ano em comparação a janeiro de 2002. De acordo a Fenabrave (distribuidores), em janeiro foram comercializadas 1.222 máquinas agrícolas (entre tratores e colheitadeiras). Em dezembro, tinham sido 2.361 máquinas. Se comparadas com as de janeiro de 2002, as vendas caíram 41,92% naquele mês, foram vendidas 2.104 unidades.

Fabricantes e distribuidores apontam um motivador: a falta de financiamento provocada pela interrupção do Moderfrota programa de modernização da frota agrícola instituído em 2000. A linha de crédito estabelece juros de 8,75% ao ano para compra de equipamentos por pequenos e médios agricultores. E de 10,75% para os de renda superior a R$ 250 mil/ano. Ao longo de 2002, o governo destinou R$ 2,8 bilhões ao programa. Esperava que a dotação fosse suficiente até junho de 2003. Esgotou-se em dezembro.

O aumento da produção agrícola, a recuperação de preços de commodities e o programa oficial de financiamento fizeram disparar a produção e a venda de máquinas agrícolas no ano passado. Enquanto a venda de veículos recuou 6,5%, o setor de máquinas agrícolas subiu 18,4%.

Veículos

As vendas de veículos no varejo recuaram 3,2%% em janeiro em comparação as dezembro. Confrontadas às de janeiro de 2002, o resultado se inverte: expansão de 6,07% nas vendas _mas, em janeiro de 2002, o mercado ainda sentia os efeitos dos atentados nos EUA. Ou seja, a base de comparação era fraca. Entre automóveis e veículos comerciais leves foram vendidos no varejo 111,9 mil unidades em janeiro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink