Falta de financiamento que ameaça a renda agrícola
CI
Agronegócio

Falta de financiamento que ameaça a renda agrícola

Para o setor agrícola a principal incógnita é a impossibilidade de precisar o tamanho da safra
Por: -Renata

O economista e colunista do Portal Agrolink, Amado de Oliveira Filho, faz sua coluna sobre a crise americana que abalou os mercados mundialmente. Ele explica na coluna “Desemprego e renda” que essa crise demitirá no mínimo 20 milhões de trabalhadores ao redor do mundo.

Oliveira vê uma saída para alguns setores da nossa economia que culminará em beneficiar outros. Tão logo terminem as jornadas eleitorais, de se implementar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Vejo com segurança de isto acontecer, afinal, teremos nova eleição em 2010, e se isto não acontecer ficará claro que o PAC é tão somente um programa eleitoreiro”, disse.

Para o setor agrícola a principal incógnita é a impossibilidade de precisar o tamanho da safra. Os produtores enfrentam dificuldades quanto ao acesso ao crédito e talvez haja uma redução no investimento em insumos, o que poderá prejudicar produção.

O colunista trata, com indignação, a recente liberação de recursos pelo Banco Central. “Estes recursos chegarão ainda nesta safra? Posso responder com segurança: Não! Ganhou mais uma vez o governo federal diante da mídia brasileira. Por outro lado, fica claro, que o Plano Agrícola não era suficiente para financiar a agropecuária. Assim, um número deve ser lembrado, o de que Mato Grosso precisa de R$ 15 bilhões para financiar uma safra agrícola”.

Clique aqui e leia a coluna “Desemprego e renda” de Amado de Oliveira Filho.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.