CI

Falta de licença ambiental afeta produção de camarão

Dos 997 empreendimentos em atividade em 14 estados, apenas 465 têm algum tipo de licença


A falta de licenciamento ambiental de boa parte das empresas de carcinicultura pode restringir o crescimento da atividade no país nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), dos 997 empreendimentos em atividade em 14 estados, apenas 465 têm algum tipo de licença.


O presidente da ABCC, Itamar Rocha, diz que a não-uniformização das leis estaduais, a falta de fiscalização e de vontade política para o setor são entraves para a expansão da atividade, que faturou US$ 250 milhões em 2004. "Sem a licença, a empresa tem dificuldades para comercializar o camarão e não consegue ter acesso ao financiamento bancário. O dinheiro existe, mas os produtores não conseguem por não terem o documento", afirma. Os órgãos ambientais afirmam que o não-licenciamento ocorre no caso de projetos não adequados à legislação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.