Falta de trigo russo fecha moinhos de farinha no Cazaquistão
CI
Imagem: Marcel Oliveira
GUERRA

Falta de trigo russo fecha moinhos de farinha no Cazaquistão

Nos anos anteriores, as importações de trigo com preços mais baixos da Rússia impediram o aumento dos preços
Por: -Leonardo Gottems

Embora o governo do Cazaquistão tenha prometido fornecer trigo aos mercados regionais, muitos moinhos de farinha cessaram suas operações devido à falta de importações da Rússia, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA ( USDA).

O governo introduziu restrições de trigo e farinha de trigo de 15 de abril a 15 de junho que permitem aos produtores do Cazaquistão exportar até 1 milhão de toneladas de trigo e 300.000 toneladas de farinha. Espera-se que os exportadores sejam obrigados a vender 10% do volume exportado ao mercado interno a um preço fixo. O Ministério da Agricultura disse que as restrições visam equilibrar as exportações com as necessidades domésticas de segurança alimentar.

A indústria de grãos do Cazaquistão disse que há uma grave falta de importação de trigo da Rússia, e o trigo disponível é extremamente caro. O trigo atingiu US$ 355 por tonelada, o que é historicamente alto. Pelo menos 50% dos moinhos de farinha do Cazaquistão pararam de operar ou estão operando com capacidades muito limitadas. Em meados de abril, as usinas disseram que tinham estoques para cerca de duas semanas.  

Nos anos anteriores, as importações de trigo com preços mais baixos da Rússia impediram o aumento dos preços domésticos do trigo. “Com as restrições de exportação de trigo e farinha de trigo do Cazaquistão entrando em vigor em 15 de abril, os exportadores aumentaram seus embarques para evitar as restrições de exportação, com os comerciantes exportando 110.000 toneladas de trigo em apenas dois dias”, disse o USDA.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.