Famasul entrega projeto com regras para preservação do Pantanal

Agronegócio

Famasul entrega projeto com regras para preservação do Pantanal

O objetivo é apresentar proposta de inserção de regras específicas para o Pantanal na nova legislação ambiental brasileira
Por: -Joana
1212 acessos
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Reidel, e parlamentares de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na terça-feira (19) com o relator do texto do novo Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB/SP). A reunião aconteceu em Brasília e teve o objetivo apresentar ao parlamentar proposta de inserção de regras específicas para o Pantanal na nova legislação ambiental brasileira. A reunião teve as presenças dos deputados federais Reinaldo Azambuja (PSDB) e Edson Giroto (PR), além do senador Waldemir Moka (PMDB).


A proposta levada pelo grupo sul-mato-grossense foi elaborada pela Embrapa Pantanal, com sede em Corumbá, e tem o objetivo de manter a preservação do Bioma Pantanal, que conforme Censo Agropecuário do IBGE de 2006 é de 86,77%. Segundo Eduardo Riedel, o texto atual de Rebelo dá margem a interpretações subjetivas sobre o uso de áreas pantaneiras. “A intenção é deixar as coisas mais claras e assegurar a preservação garantida pelo pantaneiro até hoje”, afirmou Riedel.


A apresentação das regras específicas para o Pantanal atende demanda de lideranças e sindicatos da região, que entendem o novo código como um instrumento para garantir a continuidade do Bioma e, também, das atividades pecuárias que garantira sua manutenção. Ao receber a proposta e se comprometer a analisá-la, o deputado Rebelo considerou pertinente a preocupação por estabelecer critérios claros para a planície pantaneira. 


As informações são da Assessoria de Imprensa Casa Rural

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink