Famato em Campo: 2ª edição do evento será amanhã em Pontes e Lacerda/MT

Agronegócio

Famato em Campo: 2ª edição do evento será amanhã em Pontes e Lacerda/MT

Entre os temas abordados estão: mercado, melhoramento genético, nutrição animal, pastagens e cultura da seringueira
480 acessos

A 2ª Edição do Famato em Campo acontecerá nesta sexta-feira, dia 24 na fazenda Ovídio de Brito, em Pontes e Lacerda (448 km a oeste da capital). É a primeira vez que a propriedade do Grupo Ovídio de Brito abre a porteira para receber tantos visitantes. Por isso este é um evento único e exclusivo, formatado para apresentar novas possibilidades e soluções.

O evento realizado pela Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) mostra experiências bem sucedidas em propriedades de sucesso. Entre os temas abordados estão: mercado, melhoramento genético, nutrição animal, pastagens e cultura da seringueira.

A primeira edição realizada em 5 de junho na fazenda Arrossensal, do Grupo Camargo Corrêa, em Nortelândia, foi um sucesso de público, e não é para menos já que o evento traz em sua programação palestras de alto nível.

No primeiro Famato em Campo, cerca de 500 participantes entre agrônomos, pesquisadores, técnicos, produtores rurais, empresários do agronegócio, imprensa e grandes lideranças do Estado marcaram presença.

O encontro de profissionais do setor com os melhores especialistas em tecnologia avançada representa uma oportunidade de buscar novas ideias e soluções para os diversos temas que tratam da agropecuária de Mato Grosso, principalmente no que diz respeito aos novos sistemas de produção sustentável, com iniciativas pioneiras em fazendas tidas como modelo de boa gestão, em que se adotam tecnologias que integram variadas culturas, na chamada ILPS – Integração Lavoura- Pecuária-Silvicultura.

Fazenda Ovídio de Brito

A Guaporé Pecuária S/A está localizada no município de Pontes e Lacerda. Suas principais atividades concentram-se na formação e no desenvolvimento de animais das raças Nelore Mocho e Brahman, produzindo animais geneticamente melhorados, e na implantação, condução e exploração de seringais. Essas atividades são coordenadas visando produtividade e qualidade dentro dos mais rígidos processos operacionais.

Contando com mais de 400 funcionários, a Guaporé Pecuária S/A mantém o compromisso social: todos os funcionários estão devidamente registrados, com moradia, água, luz e saneamento básico. Através de convênios com a prefeitura de Pontes e Lacerda, mantém ainda escolas, assistência médica e odontológica para funcionários e familiares. O incentivo ao esporte e ao lazer também é fundamental para a melhoria da qualidade de vida.

Dentro do contexto ambiental, a Guaporé Pecuária S/A atua também como reflorestadora, devidamente registrada e homologada pelo Ibama. A Guaporé oferece ainda suporte técnico aos agricultores que se interessam em investir em seringueira, cultura considerada "environmental friendly", pois contribui para a fixação do carbono através da biomassa das plantas, do látex produzido e da substituição da borracha sintética (produto não renovável cuja produção consome muita energia e libera CO2) e ao final de sua "vida" produtiva, como matéria-prima para a indústria moveleira. Além disso, o compromisso com a preservação e a utilização racional das pastagens contribui para o equilíbrio ecológico.

A borracha beneficiada e comercializada pela empresa está homologada pelas principais indústrias pneumáticas dentro do alto padrão de qualidade exigido pelo mercado, através de certificação pela Norma de Qualidade NBR ISO 9001:2000.

Na atividade pecuária, os animais Nelore Mocho e Brahman da marca OB são reconhecidos nacionalmente como exemplares das raças. Através de convênios firmados com a Embrapa e universidades, a marca OB está sempre incorporando novas tecnologias visando animais cada vez melhores. As vendas são realizadas na fazenda ou em leilões transmitidos via satélite para todo o país, desde 1994.

O complexo da fazenda está localizado a 13 km da cidade de Pontes e Lacerda, município em grande fase de expansão e desenvolvimento no estado. Para maiores informações, acessar o site www.guaporepecuaria.com.br.

Segue a programação da Ovídio de Brito:

Data: 24/7 - sexta-feira
Local: Fazenda São José (Ovídio de Brito) - Pontes e Lacerda
-Rodovia Br 174 - Km 223 à 13 Km de Pontes e Lacerda (entrada antes da Polícia Rodoviária)
-Coordenadas pista de pouso: 15º 04' 17" S - 059º 09' 12" W.
Pista em cascalho e grama: 1500m x 60m

Programação:
7h30 - Credenciamento
8h - Abertura
8h30 - Palestra: Como obter sucesso na Pecuária de Corte - Armindo Neivo Kichel, Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas/RS, pesquisador da Embrapa.
10h - Visitas às estações

-Nutrição Animal: Gustavo da Cunha Garcia, zootecnista, Mestre em nutrição de ruminantes pela Universidade Federal de Lavras/MG;

-Melhoramento Genético: Cláudio Magna Bosco, zootecnista, Ph.D em genética e produção animal pela Universidade da Califórnia/EUA;

-Mercado: Cenários e perspectivas do mercado pecuário mato-grossense: Seneri Paludo, Especialista em Gestão de Negócios, superintendente do Imea;

-Cultura da Seringueira: Airton Reviglio, administrador de empresas, gerente administrativo da Fazenda Triângulo.

12h – Almoço/encerramento


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink