CI

Famato em Campo sobre criação de ovinos será dia 24 de agosto

Ovinocultura de corte está se tornando uma atividade cada vez mais atraente em MT

Por conta da crescente demanda pela carne ovina, a ovinocultura de corte está se tornando uma atividade cada vez mais atraente em Mato Grosso. O rebanho do estado é de 689,273 mil cabeças e registrou um aumento de cerca de 12% em relação a 2011, quando haviam nas propriedades mato-grossenses 615,422 mil animais, de acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com o objetivo de alavancar esta cadeia no estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, realiza o "Famato em Campo Ovino", em 24 de agosto. O Dia de Campo começará a partir das 8h, na Fazenda Herkapi, em Sorriso (418 quilômetros de Cuiabá).


Durante o evento, o público conhecerá o sistema produtivo e a tecnologia adotada na propriedade, onde são criados 2.500 animais das raças Santa Inês, Dorper, Lacaune, White Dorper e Texel. Entre os temas abordados nas palestras estão comercialização, integração de ovinos e fruticultura e o passo a passo para o sucesso na cadeia. Já as estações de trabalho mostrarão técnicas de manejo e nutrição animal. "Iremos apresentar aos participantes toda a cadeia de produção de ovinos, desde os procedimentos corretos para a criação (como alimentação, raça adequada para cruzamento), até o panorama geral da ovinocultura dentro de Mato Grosso e do Brasil, capacidade frigorífica, entre outros", explica o proprietário da fazenda e também diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli.

Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o objetivo do evento é alavancar o desenvolvimento de cadeias produtivas com potencial, mas que ainda são consideradas pouco expressivas no estado. "Este é o nosso primeiro dia de campo com o foco na produção de ovinos. Mato Grosso hoje responde por 4% do rebanho nacional, que é de aproximadamente 18 milhões de cabeças, mas tem potencial para crescer muito mais. Vamos apresentar o exemplo bem-sucedido de uma propriedade rural que utiliza tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, mostrando aos participantes que é possível desenvolver a cadeia da ovinocultura no estado com a garantia de rentabilidade", informa o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.


Vale destacar que o "Famato em Campo Ovino" é gratuito e destinado aos produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos, empresários, lideranças do agronegócio e jornalistas. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Sorriso e também pelo telefone (66) 3544-4205 ou e-mail [email protected].

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos também pelas redes sociais. Curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e siga-nos no Twitter (@sistemafamato).

Confira a programação completa do evento:

7h30 - Credenciamento/Café da Manhã

8h30 - Abertura

9h - Palestras Magnas:

Ovinocultura: passo a passo para o sucesso - Camila Raynieri, mestre em Zootecnia e especialista em ovinos;
Panorama da ovinocultura em Mato Grosso - Paulo de Tarso, zootecnista, coordenador estadual da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura de Mato Grosso;
Mercado de ovinos em Mato Grosso - Cristiane Rabaioli, diretora executiva da Estância Celeiro;
Integração ovinos e fruticultura - Daniel Robson da Silva, presidente da Coopernova.

10h30 - Estações:

Confinamento com grão inteiro e pastejo rotacionado;
Comercialização;
Passo a passo para o sucesso;
Integração Lavoura-Pecuária, manejo sanitário e silagem.

13h - Almoço

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.