CI

Famato participa do 1º Fórum de Desenvolvimento da Pecuária de Colíder

Evento reuniu mais de 350 pecuaristas da região

O município de Colíder sediou na última sexta-feira (14/07) o 1º Fórum de Desenvolvimento da Pecuária. O evento, que reuniu mais de 350 pecuaristas da região, foi uma iniciativa da AgroSul Produtos Agropecuários em parceria com o Sindicato Rural e apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O Fórum aconteceu no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Colíder durante a 29º Expolíder.

Para o sócio proprietário da Agrosul e diretor do sindicato Luiz Antônio Pavoni, a ideia de organizar um evento voltado exclusivamente para a pecuária partiu do anseio dos produtores da região norte de Mato Grosso pelo conhecimento técnico e pelo desenvolvimento da atividade. “Para que isso acontecesse, pensamos em nomes renomados e conhecidos nacionalmente para trazer informações técnicas de qualidade para os produtores rurais, não só de Colíder, como de toda região norte do estado. A nossa região merece esse investimento já que tem como principal atividade econômica a pecuária de corte e de leite”, disse Pavoni.

O presidente da Famato Normando Corral destacou que eventos como o 1º Fórum de Desenvolvimento da Pecuária de Colíder têm papel importante na busca de inovações em produtos e processos tecnológicos para o setor, tendo como consequência o conhecimento. “O agronegócio, por ser um dos setores mais importantes da economia e pelos últimos acontecimentos que refletiram negativamente na pecuária mato-grossense como a operação Carne Fraca, Funrural e a delação dos gestores do JBS, precisa de iniciativas como essa para que o setor possa se reinventar e superar essa crise que se instalou no país”, disse Corral.

Corral destacou ainda que um dos grandes desafios do agronegócio é lidar de forma eficaz com as informações e tomar decisões nesse ambiente de incertezas. “Para isso é necessário não apenas processar informações, mas criar informações e conhecimentos”, acrescentou.

Para o vice-presidente do sindicato e secretário de Desenvolvimento Econômico do município Ronaldo Vinha a ideia do fórum foi trazer novos conhecimentos e significativos avanços por meio das informações tecnológicas e experiências dos palestrantes.

A palestra com o tema “Aumento da Produtividade com Rentabilidade” foi realizada pelo agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte Arlindo Kichel. Ele falou sobre a intensificação com aumento da capacidade de suporte por área, degradação de pastagens, alternativas de recuperação das pastagens, os custos e benefícios e sistemas integrados de produção agropecuária.

O economista e diretor da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Francisco Vila fez uma explanação sobre o cenário macroeconômico da pecuária, a construção de um plano estratégico para Mato Grosso e a inclusão de novas tecnologias na empresa rural.

Durante a mesa redonda, os pecuaristas tiveram a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas e falar de suas experiências e expectativas para o setor agropecuário.

Diante dos questionamentos sobre oportunidades para vencer a crise, o presidente Normando Corral destacou como principal ferramenta a qualificação profissional.  “Pelo conhecimento o produtor consegue encontrar no problema a solução. Em Mato Grosso, o trabalhador e o produtor rural podem contar com os cursos oferecidos pelo Senar. São mais de 200 cursos voltados para as mais diversas áreas do conhecimento agropecuário. Basta procurar o sindicato rural mais próximo e se inscrever. Os cursos são gratuitos”, informou.

Também participaram do evento o diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis, o presidente do Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte Mário Wolf e autoridades municipais de Colíder.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.