Família de Entre-Ijuís surpreende-se com resultado da produção de bananas

Agronegócio

Família de Entre-Ijuís surpreende-se com resultado da produção de bananas

Agricultor se impressionou com o resultado da produção em uma das bananeiras de sua propriedade, localizada em Esquina Rondinha, interior de Entre-Ijuís.
Por:
1228 acessos

O agricultor Elimar Almeu Martins se impressionou com o resultado da produção em uma das bananeiras de sua propriedade, localizada em Esquina Rondinha, interior de Entre-Ijuís. Um dos cachos, com 21 pencas, da variedade caturra, chegou a aproximadamente 1,68 de altura, o que é considerado um diferencial no Noroeste gaúcho. 

Na propriedade de 16 hectares, onde mora com a esposa Maristela Martins e dois filhos, existem cerca de 70 pés de banana, produzidas sem uso de químicos, entre as variedades caturra, catarina, prata, maçã e figo, além de uma produção diversificada de outros alimentos. Atualmente, a família aproveita a produção das bananeiras para consumo próprio, tanto in natura, como a banana processada em forma de doce, schmier, balas e outros. O excedente, compartilha com vizinhos. Segundo o produtor, o tamanho do cacho foi uma surpresa, pois até então foi o maior já produzido na propriedade. 

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Fátima Jurani Santinon, lembra que a banana é uma fruta rica em potássio e carboidrato, que fornece energia para o organismo, e também é fonte de vitaminas e sais minerais. "Além de ser benéfica para a saúde, possui grande valor artesanal, pois das suas hastes extrai-se a fibra, usada na fabricação de cordas e tranças e, destas, são fabricados objetos artesanais", sugere.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink