Famílias são beneficiadas com ações de inclusão social e produtiva em Dois Irmãos das Missões

Agronegócio

Famílias são beneficiadas com ações de inclusão social e produtiva em Dois Irmãos das Missões

Famílias participaram na quarta-feira de ações de inclusão social e produtiva desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, na comunidade da Linha Potreiros.
Por:
524 acessos

Famílias envolvidas no Projeto Socioassistencial do município de Dois Irmãos das Missões participaram na quarta-feira (29/06) de ações de inclusão social e produtiva desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, na comunidade da Linha Potreiros. O tema principal do encontro foi a Campanha Regional "Produza seu alimento e colha saúde", ação que a Emater/RS-Ascar vem realizando, desde o ano passado, nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, para estimular a produção de subsistência, promovendo a segurança e soberania alimentar e qualidade de vida das famílias rurais.

A Emater/RS-Ascar realiza mensalmente atividades com as famílias do Projeto Socioassistencial. Neste dia, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fez demonstração de poda em pomar doméstico e ensinou às famílias a construção e funcionamento de uma composteira. "Essa ação realizada em parceria com o Cras é desenvolvida a cada dois anos. Cada família recebe um kit com mudas frutíferas e aprendem sobre o plantio e manejo", contou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marisani Ferrari.

O pomar doméstico é um dos destaques da Campanha Regional este ano. "Quanto mais se utilizam alimentos produzidos na propriedade, nas hortas e pomares caseiros, utilizando?se as sobras na compostagem para uso como adubação orgânica, maior é o aproveitamento dos alimentos. A produção da alimentação de subsistência das famílias rurais necessita de incentivo e acompanhamento, através de informações quanto ao acesso a sementes ou mudas de variedades, espécies ou raças de animais adequadas aos locais e diferentes manejos", explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer. 

A Campanha destina-se a promover assistência técnica e extensão rural, estimulando a produção para o autoconsumo e comercialização, suprindo essa necessidade para a melhoria da produção e diversificação, visando uma alimentação saudável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais. 

O encontro contou também com a presença da primeira dama de Dois Irmãos das Missões, Cleusa Maria Quadros, e do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Darci Pedro Iora.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink