CI

FAO: Preço do frango no mercado internacional foi recorde em 2011

O resultado ainda não é definitivo, pois falta computar o desempenho do quarto trimestre do ano no caso norte-americano e o do bimestre novembro-dezembro no caso brasileiro


O resultado ainda não é definitivo, pois falta computar o desempenho do quarto trimestre do ano no caso norte-americano e o do bimestre novembro-dezembro no caso brasileiro. De toda forma, os números já divulgados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) permitem antecipar que em 2011 a carne de frango alcançou no mercado internacional o melhor preço de todos os tempos.


Os dados, naturalmente, se restringem aos dois maiores exportadores mundiais do produto, respectivamente Brasil e EUA. E mostram que o desempenho mais significativo é o do Brasil que, além de superar pela primeira vez a marca dos US$2 mil/tonelada, deixa para trás um recorde que se mantinha desde 2008 e que foi interrompido nos dois anos seguintes pela crise econômica.

Obviamente, o diferencial de preços entre Brasil e EUA decorre do tipo de produto exportado. Essencialmente coxa/sobrecoxa (leg quarters) nos EUA. Além do frango inteiro, cortes de frango e, nos últimos anos, industrializados de frango no Brasil.

A agregação de valor ao produto, aliás, ajuda a explicar porque tem aumentado a diferença de preços entre os dois países. Em 2003, por exemplo, o preço médio alcançado pela carne de frango brasileira era apenas 46% superior ao da norte-americana. Já em 2011 (dados parciais) essa diferença subiu para 84%.


Esses resultados, por outro lado, significam que, de 2003 para 2011, o preço médio dos EUA aumentou 95%, enquanto o do Brasil registrou incremento de 145%.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.